16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposições de Zé Paiva e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

spot_img

Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposições de Zé Paiva e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

spot_imgspot_img

A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado informa que começam nesta quarta-feira, 22, às 19h, no espaço expositivo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), duas exposições: Iluminados – Personagens da Ilha de Santa Catarina, do fotógrafo Zé Paiva; e a 3ª Exposição Destaque das Bienais, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), com os melhores projetos da arquitetura latino-americana e catarinense. A entrada é gratuita e as exposições seguem até o dia 16 de junho.

Iluminados – Personagens da Ilha de Santa Catarina
A exposição vencedora do XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), tem curadoria de Denise Camargo e mostra uma visão pessoal de Zé Paiva sobre os personagens inseridos em seus contextos de trabalho, alguns deles já conhecidos do grande público. Em comum entre essas pessoas estão suas ricas histórias de vida e o grande conhecimento de algum campo particular da cultura florianopolitana. Paralelamente à mostra, o fotógrafo participará de bate-papo com o público (dia 28 de maio, às 19h) e ministrará um workshop (dia 29 de maio, das 19h às 22h).

3ª Exposição Destaque das Bienais
O sucesso dos dois primeiros Destaques das Bienais de Arquitetura (2008 e 2010) animou a seccional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) a programar uma exposição maior e com mais atrações para a sua terceira edição, em 2013. Estarão expostos no Masc os melhores projetos da arquitetura latino-americana e catarinense, que já foram destaque nas Bienais de Buenos Aires, Colômbia ou de São Paulo.
Com esse acontecimento internacional a AsBEA-SC e as entidades participantes pretendem incluir Santa Catarina no roteiro das mostras de arquitetura do país. Para isso, além de bons palestrantes trará jornalistas e críticos de arquitetura das principais revistas especializadas do Brasil e da Argentina para um ciclo de palestras.
Os arquitetos e urbanistas brasileiros que não puderam participar nos últimos anos das tradicionais bienais de arquitetura realizada no Brasil ou em países vizinhos terão a chance de conferir em detalhes o trabalho de 40 escritórios nacionais e estrangeiros apresentados nas Bienais de Buenos Aires, Colômbia e São Paulo.

Como eventos paralelos, serão apresentados dois ciclos de palestras, nos dias 23 e 24 de maio, das 14h às 20h, lançamentos de livros e mesas-redondas com os autores dos projetos, de forma a ampliar o debate cultural sobre a arquitetura e o urbanismo contemporâneos e sua importância para a vida dos cidadãos das mais diversas classes sociais. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Jô Vasconcelos, Mário Figueroa, Gustavo Pena, Pedro Paulo Saraiva, Carlos Bratke, Berto Montaner, Silvana Codina, Marcos Boldarini, Carlos Pardo Botero, Luciano Margoto, João Sodré e o argentino Roberto Conveti. Interessados em participar das palestras devem se inscrever junto à secretaria da AsBEA/SC, pelo telefone (48) 3028-3628 ou e-mail secretaria@sc.asbea.org.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img