19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Museu Histórico de Santa Catarina expõe obras do acervo de pinturas a partir desta sexta-feira

spot_img

Museu Histórico de Santa Catarina expõe obras do acervo de pinturas a partir desta sexta-feira

spot_imgspot_img

Começa nesta sexta-feira, 20, a exposição “Portas Abertas: o acervo oculto do Museu Histórico de Santa Catarina”. Serão oito obras expostas no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta até o dia 14 de fevereiro.

A exposição apresenta obras que revelam parte da composição da coleção de arte do museu.

Entre os trabalhos expostos, estão criações de Sebastião Vieira Fernandes, Martinho de Haro, Darkir Parreiras e L. Auj. Moreau. A exposição aproxima o público de personagens que marcaram diferentes momentos da história catarinense.

As obras

De Darkir Parreiras (1894 – 1967), será exposto o quadro O Extermínio da Família Dias Velho. Feita em 1927 com a técnica de óleo sobre tela, a obra retrata o bandeirante paulista, Francisco Dias Velho, fundador do povoado da Ilha de Santa Catarina, e sua família. Do mesmo autor, será exposto ainda o trabalho Garibaldi e Anita, de 1921. O óleo sobre tela mostra Anita, conhecida por ser uma lenda nas lutas liberais nos dois lados do Atlântico e, por isso, é conhecida como “Heroína dos dois mundos”, e Giusepe Garibaldi, revolucionário italiano que participou da Revolução Farroupilha em terras catarinenses.

O pintor L. Auj. Moreau é representado por duas telas: Retrato de Jacinto José da Luz, de 1885, que traz o abastado comerciante na região de Desterro, esposo de Joaquina Ananias Neves e pai do ex-governador Hercílio Luz; e Barão de Cheneburg, do mesmo ano, com a imagem de Maximiliano Von Schneéburg, alemão que morou no Brasil e por cerca de 40 anos se dedicou ao governo como capitão do Imperial Corpo de Engenheiros e diretor da colônia Itajahy (Itajaí), cujo cargo ocupou até 1867.

Sebastião Vieira Fernandes (1866 -1943) é lembrado com a obra São Gerônimo, cujo ano não foi identificado, no qual retrata o santo que foi escritor e intelectual erudito, dono de uma das mais célebres bibliotecas do mundo e também conhecido por transpor pela primeira vez o Antigo Testamento em hebraico para o latim. Do mesmo autor, o público poderá contemplar, ainda, o trabalho Primeira Missa no Brasil, uma cópia de 1929 da célebre obra de Vitor Meirelles (1860) em referência ao momento histórico que representa o contato oficial dos europeus com os indígenas no Brasil. Sebastião foi discípulo e aluno de Meirelles em 1866 na Academia Imperial de Belas Artes.
De Martinho de Haro, será exposta a obra O Gaúcho, de 1976, em óleo sobre tela. A exposição traz ainda o quadro Almirante Jesuíno Lamego Costa (Barão de Laguna), de autoria e data não identificadas, com a imagem de Jesuíno Lamego Costa (1811-1886) natural de Laguna, que além de militar foi deputado geral (1860 a 1872) e senador (1872 a 1886) do Império Brasileiro.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img