19.5 C
fpolis
segunda-feira, novembro 29, 2021
cinesytem

Museu Histórico de Santa Catarina receberá exposição sobre bastidores da ilustração científica

spot_img

Museu Histórico de Santa Catarina receberá exposição sobre bastidores da ilustração científica

spot_img

A partir do dia 13 de junho, o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, receberá a exposição coletiva Anatomia de uma Ilustração, que revela os segredos da ilustração científica. Organizada por Leandro Lopes de Souza, a mostra fica aberta à visitação até o dia 27 de julho com entrada gratuita. As informações são da Assessoria de Imprensa da FCC.

Os bastidores do preparo de uma ilustração científica se revelam pelas mãos de vários profissionais experientes da atualidade, que fotografaram as etapas de seu trabalho até chegar à conclusão da obra, que estará exposta em sua forma final. Aos que conhecem os métodos dessa arte, aos que desconhecem, não faltam surpresas, pois esse é um campo em permanente expansão. Participam da exposição Alexandre Viana, Diana Carneiro, Diana Marques, Fátima Zagonel, Iriam Starling, Marcos Antonio Santos Silva, Maura Piccoli, Oscar Shibatta, Rogério Lupo e Rosane Quintella. No dia 16 de julho, às 19h, um coquetel marcará a conversa com os artistas sobre o processo de elaboração das obras.

A ilustração científica, longe de ser apenas representação didática para livros, tem se desenvolvido e se tornado sempre mais sofisticada. Os ilustradores científicos são muitas vezes inspirados pela própria metodologia científica na busca de aperfeiçoar e ampliar seus métodos artísticos. Várias técnicas são aprimoradas, mescladas ou mesmo criadas pelos habilidosos artistas da ciência para que a representação visual que serve à ciência e à natureza cumpra com excelência seu papel. A observação dessas obras meticulosas pode despertar no leigo inúmeras questões, e assim, associada à I Jornada de Ilustração Científica – Sul, a exposição se destina a responder a algumas delas.

spot_img
spot_img