24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu Histórico de Santa Catarina

spot_img

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu Histórico de Santa Catarina

spot_imgspot_img

A quinta live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/MTur) "Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais" será transmitida gratuitamente às 18h desta quarta-feira, 26 de maio de 2021, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Os convidados são a educadora Márcia Lisbôa Carlsson, a arte educadora Cristiane Pedrini Ugolini e o administrador do MHSC Marcelo Seixas. A mediação será do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão a história do museu, o Palácio Cruz e Souza, a formação das coleções, a equipe profissional, a preservação e a pesquisa, as atividades culturais e educativas e os desafios do trabalho no atual momento de pandemia. O Museu Histórico de Santa Catarina foi a Sede do governo por dois séculos. O Palácio Cruz e Souza foi instituído como museu do Estado de Santa Catarina em 1986. Antes, o MHSC funcionou a partir de 1979 na Casa da Alfândega.

Com decoração e arquitetura eclética, o espaço mescla os estilos barroco e neoclássico, apresentando acervo de móveis do século XIX, trabalhos de marchetaria, utensílios e obras de arte. Possui cinco categorias de acervos – arquitetônico (o Palácio), arqueológico (itens provenientes de escavação nos jardins), arquivístico, bibliográfico (conteúdos das áreas de História de Santa Catarina, História de Florianópolis, Museologia e afins) e museológico (peças do século XIX e XX, como mobiliários, pinturas, esculturas, medalhas, fotografias, armamentos, entre outros).

 

Márcia Lisbôa Carlsson – Licenciada em Educação Artística/ Habilitação em Artes Plásticas; Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea – ambas pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC; Analista Técnica em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura/FCC, na função de educadora do Museu Histórico de Santa Catarina /MHSC, onde coordena o Núcleo de Ação Educativa/NAE.

 

Cristiane Pedrini Ugolini – Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. É graduada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Conselheira de Cultura do Estado na gestão 2013/2014 – 2015//2016 (representante da AAESC), Conselheira Municipal de Política Cultural de Florianópolis/CMPCF/gestão 2015/2016 (representante do setor de Artes Visuais) e conselheira suplente do setor de arte educação 2020/2021. Presidente da Associação de Arte Educadores do Estado de Santa Catarina/Gestão 2020/2022. Atuou como professora de artes no ensino fundamental, ensino médio e jovens e adultos nas redes particular, estadual e municipal de ensino. De 2005 a 2012 atuou como arte-educadora e gestão de projetos e de 2013 a 2014 como administradora no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. Servidora pública estadual, atualmente lotada na Fundação Catarinense de Cultura/Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC/FCC como arte educadora. Tem experiência profissional nas áreas de Educação, Artes, Produção Cultural, Gestão de Projetos e Museologia.

 

Marcelo Pereira Seixas – Administrador do Museu Histórico de Santa Catarina. Atua na cena cultural de Florianópolis desde 1990 participando de mostras coletivas e individuais e curadorias. Presta assessoria para elaboração e desenvolvimento de projetos culturais. Professor de Artes e Fotografia, Artista Visual, curador, pesquisador e consultor em políticas culturais.

 

O projeto

 

 "Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais" promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e das estagiárias Izabella Trindade Cavalcante e Vanessa Halmenschlager do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história. O conteúdo das próximas lives, nos dias 09 e 23 de junho, será divulgado posteriormente.

 

Serviço

 

O quê: Quinto encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: Dia 26 de maio de 2021, quarta-feira, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Tema: Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC)

Convidados: Márcia Lisbôa Carlsson, Cristiane Pedrini Ugolini e Marcelo Seixas

Mediador: Rafael Muniz de Moura

Temas para os diálogos: História do museu, o Palácio Cruz e Souza, a formação das coleções, a equipe profissional, a preservação e a pesquisa, as atividades culturais e educativas e os desafios do trabalho no atual momento de pandemia.

 

http://bit.ly/museuvictormeirelles

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img