19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Músicos com carreira internacional apresentam no final deste mês o concerto “Loucos Anos 20” em quatro cidades catarinenses

spot_img

Músicos com carreira internacional apresentam no final deste mês o concerto “Loucos Anos 20” em quatro cidades catarinenses

spot_imgspot_img

Waleska Sieczkowska e Anderson Fiorelli chegam da Alemanha no final de março para rodar por Floripa, Joinville, Laguna e Lages

Em março o público catarinense terá a oportunidade de assistir gratuitamente ao concerto “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”, apresentado pelo Villa Duo – formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli, ambos com carreira internacional. As apresentações serão realizadas em quatro cidades, e a estreia será no dia 24 de março, às 20h, no Cine Teatro Mussi, em Laguna. No dia seguinte (25), às 19h, estarão em Lages, no Centro Cultural Vidal Ramos. Em Joinville, o concerto será dia 27, às 20h, no Harmonia Lyra. Em Florianópolis, para encerrar a turnê, no dia 28, às 20h, será na Fundação Cultural Badesc.  

O Villa Duo escolheu um programa com obras da década de 1920 e que raramente são executadas em concertos no Estado. Entre peças de Villa-Lobos, Ysaye, Hindemith e Schulhoff, o Duo lerá textos e poemas que mostram a efervescência cultural e transformações frenéticas no intervalo das duas grandes guerras mundiais.  

Os locais dos concertos foram todos escolhidos por sua conexão estética e contemporaneidade com o repertório musical. O Harmonia Lyra, por exemplo, foi inaugurado em 1930 e tem grande importância histórica e cultural para Joinville. Já o Cine Teatro Mussi, de Laguna, foi inaugurado em 1950 e é um admirável exemplo da arquitetura Art déco em Santa Catarina. O Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, foi inaugurado em 1912 em estilo neogótico. A Fundação Cultural Badesc, que embora tenha sido criada em 2006, tem sua sede na casa que foi residência de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu Ramos. O prédio, construído no final da década de 1920, é um dos mais belos representantes da estética Art déco na capital catarinense.  
Os concertos têm a produção de Anne Santilli e são viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina. O projeto tem incentivo do Fort Atacadista e apoio da Prefeitura de Laguna, SESC, Harmonia Lyra e Fundação Cultural Badesc.

 SOBRE ANDERSON FIORELLI – violoncelista

O músico videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique (Alemanha), onde leciona violoncelo barroco na Universidade de Música e Artes Cênicas de Stuttgart e violoncelo na Escola de Música de Starnberg. Anderson mantém paralelamente uma intensa atividade de concertos na Europa junto a renomados grupos como o Ensemble Turicum, Capella Sollertia, Concerto München, Ensemble Explorations e B’Rock Orchestra. Como solista, já se apresentou à frente de orquestras brasileiras e europeias, destacando a Schwetzinger Hofmusik-Akademie e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.  

SOBRE WALESKA SIECZKOWSKA – violinista

A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora de violino nas escolas de música municipais de Mindelheim e Penzberg. Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com renomados grupos como a Hofkapelle München, Münchener Kammerorchester, Il Pomo d’oro Orchestra (Itália), Academia Montis Regalis (Itália) e Ensemble Turicum (Suíça). Já se apresentou também em importantes salas como Schubert-Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen. Em 2011 formou o Villa Duo junto ao violoncelista Anderson Fiorelli e com ele apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa. Waleska integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades.  

 Fotos: Ricardo Wolffenbütel

SERVIÇO

O QUÊ? Circuito catarinense Villa Duo “Loucos Anos 20”
QUANDO? De 24 a 28 de março de 2024
ONDE?  
– Laguna: 24/3, às 20h, no Cine Teatro Mussi
– Lages: 25/03, às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos,  
– Joinville: 27/03, às 20h, no Harmonia Lyra
– Florianópolis 28/03, às 20h, na Fundação Cultural Badesc
QUANTO? Gratuito

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img