18.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Noite de celebração da cultura e culinária alemã no lançamento da revista Origem

spot_img

Noite de celebração da cultura e culinária alemã no lançamento da revista Origem

spot_imgspot_img

Evento é mais uma ação das comemorações dos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina

Chucrute, bolo de cerveja, chimia, repolho roxo à moda da Bavária… Essas são algumas das receitas tradicionais trazidas pela revista Origem, organizada pelo Instituto Recriar/SC, a partir do projeto Ações na Gastronomia. Lançada na noite de ontem (18), em coquetel realizado na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM) em Florianópolis, a publicação celebra a cultura e a gastronomia alemã, a partir do resgate de receitas coloniais. E os deliciosos quitutes alemães não ficaram apenas nas receitas da revista. No evento, algumas dessas iguarias puderam ser degustadas, acompanhadas de um bom chopp tipicamente alemão.

A ação faz parte das comemorações dos 180 Anos da Imigração Alemã em Santa Catarina, idealizadas pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. “A Revista Origem vem no sentido de não perdermos essa que é uma das grandes marcas da cultura alemã: a culinária” – apontou o secretário. A publicação será lançada também nas cidades de Blumenau (25) e Joinville (30).

O fotógrafo e músico Ingo Penz marcou presença no evento. Várias fotos de sua autoria estampam as páginas da Origem, que também traz uma receita tradicional da família Penz, o Roladen Flesh, uma espécie de enrolado de carne. Ingo, que já distribuiu 300 mil copos de chopp divulgando a Oktoberfest com o Choppmotorrad, é vice-presidente executivo da comissão dos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina.

As comemorações prevêem 180 ações, até março de 2010, em 164 municípios que receberam imigrantes alemães. Estão programadas apresentações típicas, lançamento de livros sobre a colonização alemã e competições esportivas nas quais os alemães e descendentes são craques: tiro, bolão e bocha. Também será realizado um simpósio sobre imigração alemã, montagem da ópera “O Imigrante”, apresentação de orquestras de diversos municípios apresentando composições de autores germânicos, reedição de livros referentes à imigração, entre outros eventos que vão resgatar um pouco dessa história.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img