18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Assembleia do Sintraturb no fim da tarde de hoje decidirá se greve continua por mais 24 horas

spot_img

Assembleia do Sintraturb no fim da tarde de hoje decidirá se greve continua por mais 24 horas

spot_imgspot_img

Motoristas e cobradores das empresas de transporte coletivo de Florianópolis aprovaram por unanimidade na noite de domingo, 27, uma greve de 24 horas. A intenção do Sintraturb é que nenhum ônibus circule hoje pelas ruas da cidade. Veja vídeo da votação decisiva – Texto e imagens de Felipe Lenhart

Uma nova assembleia geral dos motoristas e cobradores será realizada no fim da tarde desta segunda-feira, 28, para decidir se a greve no sistema de transporte coletivo de Florianópolis, deflagrada à 0h por um período mínimo de 24 horas, se estenderá por mais um dia ou será finalizada. A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Sintraturb) deixou claro, aos mais de mil trabalhadores que participaram da assembleia decisiva realizada na noite deste domingo, 27, que não deseja promover uma greve por tempo indeterminado. A ideia do sindicato era que nenhum ônibus circulasse na cidade durante o período de paralisação. Da classe política local, a reportagem do DeOlhoNaIlha identificou apenas Afrânio Boppré, presidente estadual do PSOL Santa Catarina.

A decisão de que motoristas e trabalhadores entrariam em greve foi tomada na última quarta-feira, após a realização de três assembleias da categoria. Um documento oficial foi encaminhado à Prefeitura e ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (SETUF), para que o período formal de 72 horas de antecedência fosse respeitado.

Na assembleia em que a proposta sindical foi aprovada, em uma grande tenda armada ao lado do Terminal de Integração do Centro (Ticen), um dos líderes do Sintraturb afirmou que uma proposta de última hora foi feita pela Prefeitura e pelo SETUF, a fim de evitar a greve, aumentando para R$ 410 o vale-alimentação e reajustando os salários em 7,5%. A redução da jornada de trabalho, de 6h40 diárias para 6h, não entrou em questão e a oferta foi rejeitada.

A alegação dos trabalhadores é de que quase 20% dos motoristas e cobradores estão neste momento afastados do serviço por determinação médica devido ao estresse do trânsito em Florianópolis.

Para o SETUF, caso essa medida seja atendida por parte dos patrões, seria necessário contratar cerca de 100 motoristas e 100 cobradores para manter os horários em dia.

Por consequência, explica o sindicato patronal, este acréscimo de 200 trabalhadores geraria um impacto de 25% no custo da mão de obra das empresas – custo que, atualmente, representa até 40% no valor da tarifa. O aumento das passagens, portanto, seria de até 10%.

O vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, João Batista Nunes, já avisou, na semana passada, que a reivindicação do Sintraturb não tem como ser atendida.


Foto:
Felipe Lenhart

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img