21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Novociclo lança movimento Coqueiros Lixo Zero

spot_img

Novociclo lança movimento Coqueiros Lixo Zero

spot_imgspot_img

Objetivo é tornar o bairro referência mundial na gestão de resíduos

No dia 25 de setembro, quem esteve no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, pôde prestigiar as atividades de lançamento do movimento Coqueiros Lixo Zero. O objetivo da iniciativa é reduzir a emissão de lixo produzido pela comunidade para os aterros sanitários e tornar o bairro uma referência mundial na gestão de resíduos sólidos urbanos.

A promoção é da Novociclo, empresa é especializada em consultoria de gestão de resíduos, que desde março desenvolve um projeto de inovação social chamado de Espaço Recicle. Localizado no Parque de Coqueiros, o Espaço recebe e encaminha os materiais reutilizáveis a artesãos e indústrias que os utilizam como matéria-prima. A iniciativa já conta com a participação de aproximadamente 4.500 pessoas e chega a recolher mensalmente cerca de 12 toneladas de material.

A novidade é que agora o Espaço conta com uma composteira coletiva e começa a receber também resíduos orgânicos, ainda que com capacidade limitada. “Como nosso espaço físico é limitado, por enquanto temos condições de atender 100 famílias cadastradas que tem interesse em contribuir com material orgânico”, explica Stefânia Hofmann Mohedano, coordenadora do movimento Coqueiros Lixo Zero.

As atividades promovidas no sábado envolveram educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de materiais e oficinas de compostagem caseira. Contou ainda com exposição de objetos confeccionados com garrafas PET e demonstração dos produtos e serviços oferecidos pela Novociclo, como o residuário, caixa coletora com design apropriado para cada tipo de material.

Como atração extra, um balão, da Federação Catarinense de Balonismo, chamava a atenção de quem passava nas imediações do parque. A organização é apoiadora da campanha Lixo Zero e participará dos próximos eventos de educação ambiental no local, que devem ser mensais.

“Através da aplicação do conceito dos 3Rs (Reutilizar, Reduzir e Reciclar), nossa meta é reduzir em até 85% o volume de lixo encaminhado ao aterro sanitário até 2015”, afirma Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo.

Sobre a Novociclo

A atuação da Novociclo se dá junto a condomínios, empresas e organizações governamentais, orientando sobre o reuso e a reciclagem de materiais e desenvolvendo projetos específicos para cada cliente. A metodologia desenvolvida pela empresa prevê móveis com nichos especiais para cada tipo de material, onde os usuários devem disponibilizar os resíduos limpos. Estes espaços são chamados de residuários.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img