19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Obras de arte são destaque na CASACOR / SC em Florianópolis

spot_img

Obras de arte são destaque na CASACOR / SC em Florianópolis

spot_imgspot_img

Galerias de arte e projetos valorizam obras de artistas de várias gerações

Com a produção contemporânea de arte no Brasil mais relevante que nunca, profissionais de arquitetura, decoração e design aproximam artistas e público ao integrar obras e objetos de arte em projetos residenciais ou comerciais. Na edição 2019 da CASACOR /SC em Florianópolis, artistas reconhecidos, como o escultor Pita Camargo, e estreantes, estão em exposição em diferentes formatos: como parte do décor, como um convite à contemplação e experiência com os sentidos e expostos em espaços projetados para ser galeria.

Na Galeria 3A, projetada pelo arquiteto Rico Mendonça, três ambientes distintos propõem um diálogo entre esculturas em pedra e bronze, do artista blumenauense Pita Camargo; cocares, criados pelo curitibano Marco Bazzo; e aquarelas de pássaros, da artista gaúcha Mariana Prestes. A curadoria das obras é de Cezar Prestes. O arquiteto buscou inspiração nos anos do brutalismo e pitadas de brasilidade dos anos 70 para criar um ambiente com poucos elementos e que destaca a obra dos artistas.

No ambiente Circulação com Acessibilidade, os profissionais Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva mostram que locais de passagem também podem servir para contemplação. Além de ser acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, apresenta obras da série  De Fotografia à Tactography, de Gabriel Bonfim. São retratos “visíveis aos cegos”, feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.

Casa Hercílio Luz: galeria com artistas de várias gerações

 Com curadoria da pesquisadora, professora e curadora Juliana Crispe, a Casa Hercílio Luz, ambiente assinado por Eduarda Tonietto, propõe uma viagem pela história do imóvel que pertenceu ao ex-governador Hercílio Luz. O casarão, recém-restaurado pela Milano Incorporadora, integra o circuito da CASACOR /SC e foi projetado para ser  um espaço com caráter museológico, onde o protagonista é realmente a casa, seus salões e detalhes históricos.

— É uma curadoria que privilegia as obras. Tem fotografia, pintura, instalação, escultura. Obras de artistas de gerações distintas, mas todos com inserção no circuito de artes do Estado. A ideia da curadoria foi justamente criar um diálogo com o espaço, com a casa, com os profissionais e com quem visita a casa —  diz Juliana Crispe.

Outros ambientes também apresentam obras criadas exclusivamente para a edição 2019 da mostra. É o caso da Suíte Alberto, de Gabriela Herde A&D. Inspirado nos lofts Nova-iorquinos dos anos 50, apresenta entre as obras a tela que remete ao pop art Ursas, de Cassia Mallmann.

Fotografias em grandes dimensões também integram o acervo de artes de ambientes como o Living Paradise. O espaço, assinado pela arquiteta e paisagista Yael Gossis e pela designer de interiores Marisa Lebarbenchon, exibe obras de Patricia Vieira, como Árvore da Vida, um tríptico com 130X90cm cada que apresenta a árvore de mesmo nome (Shajarat-al-Hayat) de 30 metros de altura localizada no meio do deserto do Bahrain, no Oriente Médio.

No Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, fotografias de nomes conhecidos, como Kiolo, autor de imagens em grandes dimensões de paisagens e detalhes do cotidiano, dialogam com tons e texturas que lembram a beira da praia.  

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019

QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.

INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)

INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 99938-3894

https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img