20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Órgãos estaduais e entidades se reúnem para definir estratégias de prevenção e repressão à Farra do Boi

spot_img

Órgãos estaduais e entidades se reúnem para definir estratégias de prevenção e repressão à Farra do Boi

spot_imgspot_img

Nesta terça-feira, 19, a Polícia Militar de Santa Catarina e o Ministério Público do Estado reuniram as secretarias regionais da Grande Florianópolis e de Itajaí, Polícia Civil, Cidasc, Ibama e Ecosul para definir estratégias e ações de prevenção e repressão à Farra do Boi. A SDR Grande Florianópolis será responsável por ações de educação nas escolas e pela contratação de laçadores e caminhões de transporte para levar os animais após ações da farra. “Estas reuniões acontecem há três anos e já surtem o efeito desejado. Em 2010, foram 322 ocorrências de farra. Após as ações em conjunto, em 2012, esse número caiu para 188”, informou o o diretor-geral da Regional de Florianópolis, Flávio Bernardes.

Durante a discussão, é criado um protocolo de intenções, onde cada entidade fica responsável por um tipo de ação. A Regional da Grande Florianópolis, em conjunto com a Secretaria da Educação e Polícia Militar Ambiental e Ecosul, coordenarão as ações de conscientização nas escolas, definindo estratégias com palestras e cartilhas.

As SDRs ainda serão responsáveis pela contratação de laçadores e caminhões boiadeiros para retirada do animal do local da farra. Em 2012, a SDR teve grandes problemas na contratação de serviços neste ramo, pois o veículo que chega ao local para recolher o boi acaba sendo vítima de depredações, colocando em risco a integridade física do motorista. Muitas empresas se recusam a realizar o serviço. “Estamos cientes do problema, mas não vamos medir esforços para cumprir com a nossa parte acordada no protocolo de intenções”, reforça Flávio Bernardes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img