19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Orquestra de Cordas da Ilha fará apresentação gratuita nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Orquestra de Cordas da Ilha fará apresentação gratuita nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Lagoa da Conceição  será o palco para a apresentação  da Orquestra de Cordas da Ilha,  com formação de quinteto e solistas , nesta sexta-feia, 9, às  20h,  na Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição. A entrada é gratuita. 

O Concerto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.

A apresentação terá como solista o argentino Marcos Pablo Dalmacio , Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de musicologia, compositor e  multi-instrumentista que  combina virtuosismo, profundidade e sensibilidade em suas interpretações em diversos  instrumentos: violão, violino, viola e à interpretação de música antiga com instrumentos de época.

Com apresentações por toda Santa Catarina, a Orquestra de Cordas da Ilha vem atuando desde 2005 por meio de projetos  que têm como objetivo contribuir com a educação musical incentivando o estudo da música erudita e a formação de novas plateias. Nos concertos se abordam a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos neste universo, contando com solistas convidados e propiciando, também, a atuação solo de seus próprios integrantes. Nas apresentações encontram-se obras de grandes compositores da música mundial. Além da música, o público toma conhecimento de informações sobre a vida e a obra dos compositores e suas contribuições para a história da música.

No programa do concerto  a  Orquestra de Cordas da Ilha apresentará  música do barroco italiano e música latino americana, com  importantes obras de compositores brasileiros: Alexandre Levy e Sant'Anna Gomes,  do argentino Carlos Guastavino e dos italianos Tomaso Albinone e Pietro Locatelli.

A abertura do programa  serão interpretadas do barroco italiano a obra Sinfonia em Sol menor de Tomaso Albinone(1671-1751) em três movimentos e a solista Talita Limas apresentará  o  lindo  Concerto em  Dó menor para violino solo de Pietro Locatelli (1695-1764) 

As composições brasileiras serão  Andante para Cordas de Alexandre Levy (1864-1892), seguida pela  composição Saudade de Sant'Anna Gomes (1834-1908) , belíssima obra com arranjo para cordas de seu irmão, nada menos que, "Carlos Gomes".

O programa será finalizado com o solista  Marcos Pablo Dalmacio ao violão interpretando a  obra de grande lirismo Jeromita Linares, baseada em ritmos folclóricos argentinos do compositor  Carlos Guastavino ( 1912-2000).

Serviço:

O quê:  Orquestra de Cordas da Ilha

Quando:19/05/2017 , às 20h

Onde: Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição –  R. Francisca Luiza Vieira, 26  – Lagoa da  Conceição Florianópolis

Quanto: Entrada Franca 

 Orquestradecordasdailha@hotmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img