23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Orquestra de Karlsdorf – Alemanha faz apresentações em Santa Catarina

spot_img

Orquestra de Karlsdorf – Alemanha faz apresentações em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Em Florianópolis será dia 29 de outubro às 20 horas, no Teatro Pedro Ivo.

A Orquestra de Karlsdorf da Alemanha, composta com 55 músicos vai se apresentar no Estado, iniciando uma homenagem aos 180 anos de imigração alemã na região que acontece em 2010, e a reaproximação de Brusque e Guabiruba com a região de Baden, na Alemanha, local de origem de muitas famílias colonizadoras destes municípios.
As apresentações começam dia 24 de outubro em Brusque, às 20h, na Soc. Recreativa Santos Dumont, dia 26/10 em Pomerode no teatro municipal, às 20h e no dia 29/10, às 20h fazendo parte da programação da semana do servidor público a apresentação acontece no teatro Pedro Ivo em Florianópolis.

Saiba mais sobre a orquestra:

No dia 22 de junho 1922 aconteceu a assembléia fundadora do Musikverein Karlsdorf com a participação de 55 pessoas. O bom desempenho da orquestra resultou no fato que além das associações locais outras associações das cidades vizinhas contrataram a orquestra. Em 1948, com um ano de atraso, foi celebrada a festa dos 25 anos de existência da associação, pois em 1947 as festividades das associações ainda eram proibidas. Com uma liderança excelente tanto da associação quanto da orquestra grandes sucessos foram alcançados. Em 1960 o treinamento de jovens músicos com o objetivo de formar uma orquestra juvenil. Nos anos 70, a cidade de Kaulsdorf ofereceu uma sala num antigo jardim de infância, o que facilitou o ensino eficiente e ampliou o número de jovens músicos na orquestra.

No dia 19 de maio, pela primeira vez, foram apresentados os concertos de primavera, que agora acontecem anualmente e que mostram a continua melhora na qualidade da orquestra. Estes concertos viraram um evento permanente no calendário cultural da cidade. A maior festa na historia da associação foram seus 50 anos em 1972. Nesta ocasião, o Sr. Karl Morgenthaler foi nomeado maestro de honra. O concerto de advento que foi apresentado em 1983 pela primeira vez e que igual ao concerto da primavera, hoje faz parte imprescindível do calendário cultural. Um dos maiores sucessos foi conquistado pelos músicos na competição musical na cidade de Kronau no dia 27 de abril. Eles receberam na classe superior o primeiro lugar ‘com excelência’.

Para seus 75 anos a associação organizou um concerto duplo em conjunto com a orquestra de Haslach. No dia 10 de dezembro aconteceu o primeiro ensaio musical na nova sala da antiga escola. A inauguração oficial para toda população local foi celebrada no dia 25 de janeiro de 1998. Durante as festividades dos 125 anos da Associação de Canto “Liederhalle” ficou comprovado que uma orquestra musical também sabe cantar. Com a canção ‘La Pastorella’ e um Medley de musicas de Udo Jürgens os músicos ficaram em primeiro lugar.

Mais informações: Enio Schoninger
Tel: 3284 8758
e-mail: schoninger@institutobrasileuropa.org

Serviço: Apresentações musicais da orquestra alemã Karlsdorf
Local:
Brusque (24/10), às 20h Soc. Recreativa Santos Dumont
Pomerode (26/10), às 20h no teatro municipal
Florianópolis (29/10), às 20h no teatro Pedro Ivo

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img