19 C
fpolis
terça-feira, março 5, 2024

Os olhos também são a porta de entrada para o vírus da gripe que pode causar, além de mal-estar, conjuntivite viral

spot_img

Os olhos também são a porta de entrada para o vírus da gripe que pode causar, além de mal-estar, conjuntivite viral

spot_imgspot_img

Tosse, febre, dor de garganta e dores no corpo são os sintomas mais comuns da gripe e quase todo mundo sabe os sinais de quando ela está perto. Mas você sabia que a transmissão da doença não acontece somente pela boca ou nariz? A conjuntivite viral é uma doença muito comum nesta época do ano e pode ser transmitida pelo mesmo vírus da gripe após o contato com pessoas infectadas.

Os sintomas oculares incluem coceira, vermelhidão e o lacrimejamento ocular, as pálpebras inchadas e a sensibilidade à luz.  De acordo com a médica oftalmologista Claudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), esse tipo específico de conjuntivite dura aproximadamente entre 4 e 7 dias e não costuma exigir um tratamento específico. 

Para aliviar os sintomas e reduzir a propagação da infecção, algumas medidas são necessárias, entre elas, lavar as mãos com frequência, evitar tocar os olhos, aplicar compressas frias e úmidas, evitar o uso de lentes de contato e evitar compartilhar objetos pessoais. 

A oftalmologista afirma ainda que essas dicas não dispensam a ida ao médico especialista. “É sempre importante o diagnóstico médico, pois após a confirmação o paciente terá um tratamento adequado para o seu caso”, explica. 

Foto da doutora: Fernando Willadino

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais