17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

OSA Arquitetos aposta na sustentabilidade para dar tom original a ambiente da CasaCor SC

spot_img

OSA Arquitetos aposta na sustentabilidade para dar tom original a ambiente da CasaCor SC

spot_imgspot_img


Temática está em todos os detalhes do Quarto Suna. Mostra vai até dia 28 de agosto

Originalidade e sustentabilidade andam juntas.  A proposta da OSA Arquitetos ao projetar o Quarto Suna – areia em japonês – para a CasaCor SC 2021 era celebrar a beleza imperfeita, a impermanência da vida ao mesmo tempo em que mostra o que é essencial e leva conforto para a saúde emocional sem esquecer que a sociedade vive novos tempos. Este conceito se encaixou perfeitamente ao tema da mostra, “Casa Original”. O projeto contempla a temática sustentabilidade em todos os detalhes – do papel de parede, ao teto de madeira, e do piso do espaço de banho até a escultura que ornamenta o ambiente de 60m².

Produzido com materiais naturais como o algodão, a seda e as fibras de celulose, com aditivos minerais decorativos e seguros para o meio ambiente, o papel de parede líquido tem textura de fácil aplicação. É antialérgico, antifogo e confere boa acústica. “O material tem exatamente a aparência de areia que buscávamos, mas com toque aveludado. Une praticidade, estética e sustentabilidade, características que buscamos na arquitetura inteligente”, ressalta Martina Hasse, arquiteta coordenadora do projeto. Após a mostra, o produto pode ser retirado e reaplicado, com zero desperdício. Ele possui o selo CE, certificação que confirma que o produto respeita os padrões de qualidade europeus, e teve segurança para a saúde atestada pelo Instituto de Saúde Russo.

O Quarto Suna utiliza no piso do ambiente de banho madeiras Tauari sustentáveis de florestas com plano de manejo e certificadas pelo Ibama, da mesma forma que o teto de madeira ripado, que lembra os painéis japoneses Shōji e também os antigos estrados de colchões. A modulação do teto foi pensada para também ser reaproveitada após o término da mostra. O mesmo vale para a marcenaria, feita em painéis MDF com selo de certificação sustentável, paginada para ser reutilizada posteriormente.

Os 40 vasos de cerâmicas que compõem o ambiente são de uma cooperativa de artesãos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que abriga mais de mil sítios arqueológicos e é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A fabricação das cerâmicas obedece às normas de licença ambiental e de sustentabilidade, além de empregar cerca de 30 artesãos, antigos funcionários do parque, agora exímios ceramistas.

Há ainda a Cadeira Pesca nº 24, de Elaya Design, objeto feito em madeira maciça (Grápia) resgatada de um barco às margens do Rio Itajaí-açu com assento e encosto feitos com corda de reuso provenientes de um estaleiro de pesca de Itajaí e detalhes em couro antigo. Ao lado da cama, uma grande escultura formada por raízes residuais de uma árvore centenária de imbuia já caída, enfatizam o tema da CasaCor, “Casa Original”.

Estes novos tempos trazidos pela pandemia pedem por paz, calma, conforto, clamam pela retomada da essência. “É neste ponto que a arquitetura pode influenciar a vida das pessoas. É chegada a hora de despertar nossa consciência para a sustentabilidade, para a empatia e para o cuidado com os excessos”, considera a arquiteta Martina.

Sobre o Quarto Suna

Quarto Suna Reveev – Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. “Suna” significa areia em japonês e assim como nome diz, este ambiente busca sensações de calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a impermanência da vida. A arquitetura traz diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, o senso estético puro embasado à função.

Sobre a OSA Arquitetos

A OSA Arquitetos atua há 20 anos com projetos de edifícios, casas e arquitetura de interiores residenciais e corporativos. Atualmente, possui escritórios em Blumenau e em Balneário Camboriú. A convite da European Cultural Centre, o escritório participou da exposição Time Space Existence durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2018, e em 2020 participou da London Design Festival. Em 2021, recebeu destaque na revista francesa Artravel com a publicação do projeto da Casa Bravíssima.

Sobre a Reveev na CasaCor

Presente como fornecedora na CasaCor nas edições de Santa Catarina e do Paraná há nove edições, a Reveev Colchões é uma empresa genuinamente catarinense, com fábrica em São Bento Sul, uma região de colonização germânica conhecida pela forte tradição na produção mobiliária. A empresa é referência em camas e colchões voltados ao mercado de alto padrão, com forte apelo pela excelência na qualidade dos produtos, nos acabamentos e zelo pelos detalhes e pela estética. A empresa será a fornecedora oficial de colchões da CasaCor 2021 e estará presente em todos os ambientes de dormir da mostra.

Além das novidades no Quarto Suna, mais spoilers da nova coleção poderão ser conferidos nos ambientes assinados pela Progetta Studio e por Jeferson Branco Architecture. Os produtos demonstrados são uma prévia do que será a coleção Reveev 2022, com previsão de lançamento para o final do ano. 

Serviço: CASACOR Santa Catarina CASACOR SC 2021 | Florianópolis

Período: de 18 de julho a 29 de agosto

Horário: de terça a sábado das 13h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h

Local: ESPAÇO+UM (Rod.José Carlos Daux, SC-401, 6977) – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)

Fotos: Fabio Jr.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img