25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Pacto Floripa: ACIF dá início a Programa de Desenvolvimento Regional

spot_img

Pacto Floripa: ACIF dá início a Programa de Desenvolvimento Regional

spot_imgspot_img

Evento no Sapiens Parque inicia um ousado marco para a implantação de distritos criativos em seis regiões da Capital

São mais de 100 mil empresas ativas em Florianópolis, número que reflete a vocação empreendedora da cidade, mas que pode ser potencializado com a implantação de territórios criativos pautados na inovação e no desenvolvimento econômico, focados na centralidade dos bairros. Para viabilizá-los, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) anunciou o mais ousado projeto do Pacto Floripa, lançado há um ano em parceria com dezenas de entidades e instituições da cidade e entes do poder público, com o intuito de preparar a capital dos catarinenses para a retomada econômica pós-pandemia.

Um evento no Sapiens Parque, nesta terça-feira (21), às 19h, no auditório da Softplan, será marcado pela apresentação de um projeto para o norte da Ilha, que também contemplará o Centro, Lagoa da Conceição, Ingleses e Continente e Campeche. E contará com a presença virtual de Josep Piqué, um dos idealizadores do projeto 22@ Barcelona e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), além de ser uma referência no novo urbanismo em todo o mundo. “Este lançamento no Sapiens Parque não é à toa. Trata-se de um parque de inovação festejado em todo o país e que abriga diversos segmentos da economia, com tudo para alavancar a região”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF.

Um exemplo que já faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional é o Estreitar, lançado em junho para a revitalização nesses moldes dos bairros Estreito, Canto e Balneário, no Continente, e que avança junto a mais de 20 lideranças do ecossistema local, entre empreendedores, entidades empresariais, sociedade civil organizada, Estado e Município. O Programa terá a coordenação técnica do time de pesquisadores do VIA Estação do Conhecimento da UFSC, com a composição de governança específica de cada projeto/região.

“Queremos aliar a vocação de cada local com inovações que agreguem valor aos empreendedores e às características de cada lugar. A ideia é transformá-los em regiões referência em centralidade urbana, apontando Floripa como uma cidade em pé de igualdade com as mais desenvolvidas do planeta”, afirma Rossoni, presidente da ACIF. Segundo ele, a entidade atuará como agente de articulação e engajamento destes distritos criativos, organizando, monitorando e apoiando iniciativas e projetos locais. “Também articulando o diálogo com parceiros e organismos públicos”, completa.

“Estamos trabalhando com diversos exemplos de habitats de inovação, inclusive em conexão internacional com um dos principais nomes mundiais do setor”, detalha a professora Clarissa Stefani Teixeira, da UFSC e líder do grupo VIA.

        A depender das potencialidades, vocação e necessidades de cada região, cada um dos eixos do Pacto Floripa será contemplado para implementação dos ambientes de inovação – tecnologia, saúde, educação e turismo.

Foto: Facebook Sapiens Parque

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais