25.6 C
fpolis
segunda-feira, março 18, 2024

Quais são as regras do bingo?

spot_img

Quais são as regras do bingo?

spot_imgspot_img

Nem todos sabem, mas o bingo é um dos jogos mais praticados do mundo. Popular entre pessoas de todas as idades, gêneros e localidades, sua fama cresceu ainda mais com a internet. O surgimento dos vídeo-bingos, inclusive, possibilitou diversas inovações que rapidamente caíram no gosto do público. Hoje em dia, há versões temáticas, fases bônus, variação da quantidade de bolas e muito mais. Ainda assim, muitas pessoas se deparam com a modalidade eletrônica do jogo sem sequer conhecer as regras do bingo. Se esse for o seu caso, não se preocupe. A seguir, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para começar a jogar. Vamos lá?

Como surgiram as regras do bingo?

A primeira versão do bingo surgiu em 1530, na Itália. Na época, os membros dos conselhos políticos de Gênova eram decididos através de sorteio. A mecânica era muito simples. Os nomes dos candidatos eram inseridos em bolinhas que, em seguida, seriam retiradas aleatoriamente de uma urna. Soa familiar? Ainda no século XVI, esse sistema passou a fazer bastante sucesso. Tanto que, não muito tempo depois, foi criada uma loteria semanal com a mesma mecânica. A Lo Gioco Del Lotto D’Itália, como foi chamada, pode ser considerada a primeira utilização lúdica desse método de sorteio. E, dessa forma, a mãe do bingo.

Avançando um pouco no tempo, dois países tiveram papel importante para o crescimento do bingo: Estados Unidos e Inglaterra. Os ingleses, por serem os primeiros a regulamentar o jogo. E, os estadunidenses, por trabalharem na sua “profissionalização”. Em 1966, certos empresários passaram a investir em luxuosos salões para a prática de bingo com a intenção de lucrar. E a ideia funcionou perfeitamente. Logo em seguida, o bingo se popularizou ainda mais. Até nas escolas ele conquistou espaço. Em alguns colégios, era utilizado para ajudar os estudantes a memorizar conteúdos. Em outros, para o ensino de matemática. Mas, como você deve ter suposto, sua principal utilização foi a mesma de hoje em dia: diversão e apostas.

Cartelas

As cartelas de bingo tradicionais têm o formato 5×5, ou seja, 5 linhas, 5 colunas e 25 quadrantes. Porém, apenas 24 deles são numerados: o espaço central fica em branco. Elas foram criadas pelo matemático Carl Leffler, que recebeu a missão de desenvolver 6.000 cartelas únicas. Isso mesmo: sem repetir nenhuma combinação de números. Há boatos, inclusive, que ele enlouqueceu após concluir a árdua tarefa.

Regras do bingo clássico

As regras do formato tradicional são muito simples de entender. O jogo é baseado em 4 princípios básicos:

1 – Os jogadores devem usar entre 1 e 4 cartelas. Para facilitar a localização de cada um dos 75 números do jogo, eles estão organizados em colunas. Cada coluna, por sua vez, é representada por uma das legras da palavra “bingo”. Assim, quando um número é sorteado, fica mais fácil para o jogador localizá-lo (ou não) em suas cartelas. Eles ficam divididos da seguinte forma:

De 1 a 15: Coluna B

De 16 a 30: Coluna I

De 31 a 45: Coluna N

De 46 a 60: Coluna G

De 61 a 75: Coluna O

2 – Uma bolinha numerada é sorteada a cada rodada.

3 – Se o número sorteado constar em uma de suas cartelas ou mais, você deve marcá-lo todas as vezes que aparecer.

4 – Conforme você completar linhas, diagonais e colunas, você vai ganhando prêmios. Completar a cartela paga o prêmio mais alto.

Pronto! Agora, você já está preparado para jogar bingo – seja físico ou online. Porém, é importante fazer um alerta. Como explica o portal bingos.com.br, outros fatores podem ter influência sobre as regras. Confira:

“Existem algumas regras de bingo específicas para cada site. Se você for jogar bingo a dinheiro, as regras e condições de depósito e saques, bem como os bônus que cada jogador tem direito, também podem variar bastante de site para site.”

Bingos grátis online

Ao jogar na internet, é muito mais frequente encontrar variantes do bingo do que sua versão clássica. Em relação à quantidade de bolas, as modalidades mais comuns são as seguintes:

– 75 bolas (clássica)

– 90 bolas;

– 80 bolas;

– e speed 30 bolas.

Quanto aos temas, os seguintes são muito famosos:

– Showball;

Pachinko;

– Candy Bingo;

– Bingo Paris;

– Gols Bingo;

– Clasiccar;

– e muitos outros.

Onde jogar

Atualmente, é possível jogar bingo em diversos sites. Porém, nem todos são seguros e qualificados. Por isso, sugerimos um que possui essas duas virtudes e muitas outras mais: a Bodog. E, para ficar ainda melhor, os novos clientes da Bodog ganham bônus de até R$ 5.000 para começar. Não é ótimo? Então clique aqui, resgate seu bônus e comece a jogar hoje mesmo. Boa sorte!

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais