17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Palestra discute o estresse e suas diferentes faces em Florianópolis

spot_img

Palestra discute o estresse e suas diferentes faces em Florianópolis

spot_imgspot_img

O psicanalista Yuri Amado abrirá espaço para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema

O estresse é um componente da vida moderna, presente na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental. O psicanalista Yuri Disaró Amado debaterá o tema no próximo dia 29 de outubro na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping.

A psicologia define o estresse patológico como resultado de situações específicas que sobrecarregam o homem, ocasionadas por fatos específicos como exigências de responsabilidade, expectativas excessivas, experiências traumáticas, entre outros.

Por outro lado, a psicanálise mostra que o estresse é algo que todo o ser humano se depara no decorrer da vida, se apresentando de modos diferentes, independente dos estímulos estressores aos quais estamos expostos no dia-a-dia. Isto demonstra que estímulos interiores, muitas vezes inconscientes, são o suficiente para que uma situação estressante se manifeste no indivíduo.

“As pessoas que sofrem desta patologia e experimentam sofrimentos somáticos como perda de sono, de produtividade, irritação, tensão, cansaço, falta de concentração e memória, desconhecem que todos seus sintomas são uma resposta do organismo para a manutenção da vida”, afirma Yuri.

Como lidar com o estresse, seu diagnóstico, meios de prevenção e tratamento serão abordados no evento. Durante a palestra, Yuri Amado abrirá espaço para esclarecer as dúvidas do público.

Sobre o palestrante:

Yuri Disaró Amado é psicólogo formado pela UFSC, com formação psicanalítica pela Maiêutica Florianópolis Instituição Psicanalítica.

Atualmente é o psicólogo responsável pela comunidade terapêutica Dona Geni Júlia Feijó, para tratamento de dependentes químicos, e atua como voluntário do Movimento Porta Aberta, que fornece atendimento psicológico gratuito para população de baixa renda.

Sobre o evento:

A palestra Ágora Psicanalítica será no próximo dia 29 de outubro, ás 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img