24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Palestras divulgam Astronomia para a comunidade

spot_img

Palestras divulgam Astronomia para a comunidade

spot_imgspot_img

Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, o Grupo de Estudos em Astronomia (GEA), em conjunto com o Planetário da UFSC, organiza três palestras no mês de março, sempre às sextas-feiras. Nesta semana o tema é ´2009 – Ano Internacional da Astronomia`. O encontro vai abordar as atividades que divulgarão o assunto nos país nos próximos meses.

No dia 20, a palestra ´Céu do semestre`, também ministrada pelo GEA, é uma ótima oportunidade para aprender a identificar planetas, estrelas e constelações que vão nos acompanhar até o inverno. Para encerrar a primeira rodada, a generosa contribuição de Galileu à astronomia será abordada no dia 27 por Adolfo Stotz, presidente do GEA e astrônomo amador há 40 anos.

“Ele é uma quebra de paradigma”, comenta Adolfo sobre o homem que, 400 anos atrás, começou a observar o céu com um telescópio e fez notáveis descobertas, como as crateras da Lua. Servidor aposentado pela Celesc, o presidente do GEA destaca a importância das palestras para despertar o interesse da comunidade, relacionando os astros a eventos como o aquecimento global, por exemplo.

“As pessoas esqueceram que a gente está dentro do universo”, defende. Ele revela ainda que, além da UFSC, escolas da Capital, de ensino médio e fundamental estão preparando eventos para difundir o conhecimento astronômico.

As palestras promovidas pelo GEA e Planetário acontecem sempre às sextas, às 20h, na sala 317 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A programação segue até o mês de junho, com novos temas, e pode ser conferida no site http://www.gea.org.br/

Na rua de olho pra Lua

Os interessados em entender melhor a astronomia podem participar também do evento ´Na rua de olho pra Lua`, quando o GEA e o Planetário vão deslocar, uma vez por mês, um telescópio para diferentes locais na Grande Florianópolis, com uso livre pela população. Em abril a atividade será realizada nos dias 2, 3 ou 4, variando em função do clima, pois a observação depende de tempo bom e céu aberto. A observação será em Santo Antônio de Lisboa, no campus do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), próximo ao Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa. Um mapa do local está no site http://www.cesusc.edu.br/index.php?opcao=cesLocalizacao

O Ano Internacional da Astronomia na UFSC

Além do GEA e do Planetário da UFSC, diversas equipes estarão integradas durante o ano de 2009 para popularizar a Astronomia, como o Grupo de Astrofísica e o Observatório Astronômico. Pesquisadores de dentro e fora do estado também estão entre os convidados para ministrar palestras. As ações recebem financiamento do CNPq e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais informações com Geraldo Mattos, e-mail: geraldomattos@hotmail.com (48) 9914-5078 (Grupo de Estudos de Astronomia)

Por Júlio Ettore Suriano / Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img