16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para evento que apresentará soluções adotadas em Milão para os problemas urbanos

spot_img

Inscrições abertas para evento que apresentará soluções adotadas em Milão para os problemas urbanos

spot_imgspot_img

 O conceito de ‘smart city’ ou cidade inteligente, que agrega e investe em sistemas urbanos sustentáveis e eficientes, será debatido no Fórum Smart City e Inovação, que será realizado em Florianópolis no dia 3 de dezembro. No encontro, serão apresentados novas ideias e projetos, relacionados à mobilidade urbana, turismo, educação, esportes, energias renováveis, governança, entre outros. O evento é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), da Câmara Italiana de Comércio e Indústria (CCIE-SC), do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e do Centro de Estudos e Consultoria Territoria, em colaboração com a Universidade Católica de Milão e o Centro Politécnico de Turim, e acontece a partir das 14h30, na sede da ACIF.

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas, pelo [email protected] e [email protected]; ou (48) 3027-2710 e 3084-9462. As vagas são limitadas.

O objetivo do Fórum é fomentar o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas e o desenvolvimento empresarial, além de prospectar negócios e parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos no Mercosul e na União Europeia.

Os participantes terão a oportunidade de encontrar parcerias, apoio técnico e ainda procurar ou oferecer acordos de colaboração e intercâmbio com cidades europeias e sistemas universitários de pesquisa, voltados ao desenvolvimento dos setores de alta inovação em escala urbana. Segundo o diretor de Mobilidade da ACIF, Alexandre Bohn, a noção de cidade inteligente já está sendo aplicada em políticas comunitárias em na Europa, em cidades como Barcelona e Milão. 

Programação

– 14h30 – Credenciamento

– 15h00 – Abertura com o presidente da ACIF e da Câmara Italiana

15h15 – palestra com Paolo Bertaccini Bonoli – Territoria (Itália)
Tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das políticas europeias de promoção da Smart City

– 15h50 – palestra com Cristiano Musillo – Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália.
Tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – alimentação, inovação, sustentabilidade.

– 16h15 – palestra com o Prof. Eduardo Costa – Depto. Engenharia de Gestão do Conhecimento UFSC e com Arthur Sanders – AgoraLab – UFSC
Tema: As cidades inteligentes numa visão de integração e os âmbitos de mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente.

– 16h50 – palestra com Profa. Roberta Krahe Edelweiss – Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS)
Tema: Boas práticas e cidades inteligentes

– 17h10 – aberto para perguntas

– 17h30 – agenda de Relacionamento

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img