20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Parcerias garantem esporte, lazer e inovação na Arena Sapiens Parque

spot_img

Parcerias garantem esporte, lazer e inovação na Arena Sapiens Parque

spot_imgspot_img

Além de sediar Desafio das Estrelas e Planeta Atlântida a partir de 2011, o espaço contará com monitoramento ambiental.

Um espaço que vai unir tecnologia, lazer, esporte e cultura, a Arena Sapiens Parque foi lançada nesta quarta-feira (25) com a presença do governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do prefeito Dario Berger (PMDB) com a assinatura de três convênios que exemplificam (traduzem) o caráter multitemático deste cluster de inovação: um deles é com a Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) para a realização, nos dias 28 e 29 de novembro, do Desafio das Estrelas; outro, com o Grupo RBS, vai levar o festival Planeta Atlântida para a Arena Sapiens a partir de 2011; e o terceiro com a Fundação CERTI, para a implantação do Sistema de Monitoramento Ambiental, que vai medir o nível de rios próximos ao empreendimento e a influência das obras no entorno.

O governador enfatizou a importância da Arena Sapiens para mudar o perfil do turismo na Capital: “queremos garantir grandes espetáculos para Florianópolis ter ocupação o ano inteiro e justificar novos investimentos hoteleiros”, resumiu.

Esportes

“Não estamos construindo aqui apenas uma pista de kart, mas um espaço que será um laboratório para testes de carros ‘verdes’, com tecnologias sustentáveis, e estará aberto para a comunidade”, explicou Saulo Vieira, presidente do Sapiens Parque, na solenidade de inauguração. A pista é um exemplo de inovação, onde foram utilizados 5 mil pneus moídos e um polímero especial que capta carbono e nitrogênio do ar para limpeza da própria pista. Esta tecnologia, além permitir uma reutilização sustentável dos recursos naturais, faz com que a pista ganhe mais aderência a cada vez que é utilizada.

Lazer e cultura

Maior festival do verão catarinense, o Planeta Atlântida será realizado na Arena Sapiens a partir de 2011. Com esta nova estrutura, a organização prevê um evento ainda maior: “em 2009, recebemos cerca de 65 mil pessoas. Aqui na Arena, podemos fazer um festival para 100 mil espectadores”, explica Marcos Barboza, diretor geral do Grupo RBS. “É um evento de grande potencial turístico, que casa perfeitamente com os objetivos do Sapiens Parque”, acrescenta.

Tecnologia e inovação

O Sistema de Monitoramento Ambiental, resultado da parceria com a Fundação CERTI, Epagri, Fatma e Ministério de Ciência e Tecnologia, utiliza sensores inteligentes que vão medir a influência da construção do empreendimento no norte da Ilha, o volume dos rios do Braz e Papaquara, que cortam a região e outros indicadores climáticos (pressão atmosférica, temperatura, precipitação pluviométrica). “A Arena vai funcionar como um laboratório de pesquisa para desenvolver novos conhecimentos”, resumiu Carlos Alberto Schneider, superintendente da Fundação CERTI.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img