21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Pecuária: SC conclui seu sistema de rastreamento

spot_img

Pecuária: SC conclui seu sistema de rastreamento

spot_imgspot_img

Projeto será apresentado nesta terça-feira, 4, em Florianópolis, para autoridades brasileiras e italianas.

O governador Luiz Henrique da Silveira, o secretário da Agricultura, Antonio Ceron, o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Edson Henrique Veran e o presidente do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Ricardo De Gouvêa, estarão recepcionando o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o presidente da Comissão de Agricultura do Senado Italiano, Paolo De Castro (ex-ministro da agricultura) e o presidente da União de Importadores de Carnes e Derivados da Itália, Renzo Fossato, para a solenidade de conclusão da identificação individual dos bovinos e bubalinos em SC.

O evento será no Centro Integrado de Cultura (CIC) no cinema Nossa Senhora do Desterro, em Florianópolis. O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos (PIB-SC) é um sistema que permitirá ao serviço de saúde animal, executado pela Cidasc, maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos. Com esta identificação, será possível saber de qual município e de qual propriedade provém cada animal ou a sua carne, caso já tenha sido abatido para consumo.

A identificação dos animais teve início em 31 de março, através de um projeto piloto e, a partir de 19 de maio, se expandiu para todo o território catarinense. Nesta etapa foram identificados 4,1 milhões de animais, segundo informações da Cidasc. Através do PIB-SC, todas as propriedades que possuem bovinos ou bubalinos foram cadastradas e cada animal recebeu um brinco e um boton de identificação oficial, um em cada orelha, com características visuais e eletrônicas. Cada animal cadastrado no sistema de defesa sanitária animal da Cidasc tem numeração compatível com o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), do Ministério da Agricultura.

Durante o encontro haverá exibição de um vídeo com informações sobre a história e o trabalho realizado no PIB-SC, além da exposição de bezerros identificados para demonstrar a funcionalidade do processo de identificação. Para Ceron, “o evento representa uma forma de divulgar o projeto e de agradecer a todos que de alguma forma colaboraram com a identificação dos bovinos e bubalinos em Santa Catarina, desde os produtores até os técnicos, as instituições e as autoridades que tornaram o projeto viável”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img