23.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Pesquisas clínicas em Santa Catarina: CEPEN busca novos caminhos contra o câncer

spot_img

Pesquisas clínicas em Santa Catarina: CEPEN busca novos caminhos contra o câncer

spot_imgspot_img

O Centro de Pesquisa e Ensino em Saúde de Santa Catarina (CEPEN) inicia o ano de 2024 com uma série de oportunidades de tratamento gratuito para pacientes diagnosticados com diversas formas de câncer. Atualmente, o centro está conduzindo oito estudos clínicos, distribuídos entre as áreas de Oncologia e Onco-Hematologia.

Os estudos na área de Oncologia abrangem câncer gástrico, câncer de pulmão, GIST (tumor raro do trato gastrointestinal) e carcinoma cutâneo avançado. Por outro lado, os estudos em Onco-Hematologia exploram tratamentos para linfoma não Hodgkin (LNH), mielofibrose, linfoma folicular ou de zona marginal e mieloma múltiplo.

Pacientes diagnosticados com uma dessas doenças têm a oportunidade de participar da pesquisa clínica e receber tratamentos inovadores, desde que atendam a critérios e requisitos específicos para cada estudo.

A importância da pesquisa clínica para a oncologia

Dra. Lucilda Cerqueira, médica oncologista e presidente do CEPEN, destaca a importância dos estudos clínicos na busca por tratamentos inovadores contra o câncer. Ela ressalta que no Brasil, onde o acesso pode ser limitado, os estudos clínicos representam uma oportunidade única para terapias sofisticadas, podendo antecipar benefícios de novos tratamentos em até 5 a 8 anos antes de estarem disponíveis ao público em geral.

“No CEPEN, os pacientes têm acesso a um tratamento gratuito, personalizado, rápido e seguro, contando com o suporte de médicos e pesquisadores renomados em diversas especialidades clínicas”,explica.

Elisabete Barbosa, diagnosticada com câncer de estômago aos 31 anos, compartilha sua experiência transformadora ao participar da pesquisa intitulada “Fortitude” desde julho de 2023. Ela destaca o acompanhamento mais detalhado de médicos e enfermeiros, seguindo rigorosos padrões científicos que visam proteger os pacientes e garantir resultados confiáveis.

“Fazer parte de um estudo é a chance de termos uma sobrevida e, além de ajudar a nossa vida, podemos ajudar a salvar a vida de outras pessoas através de estudos e descobertas de novas terapias”, ressalta Elisabete.

Estudos abertos

Câncer Gástrico – FORTITUDE-101: Direcionado a pacientes acima de 18 anos com câncer gástrico ou da junção gastroesofágica em estágio avançado, busca soluções para casos resistentes a terapias convencionais.

Câncer de Pulmão – KEYVIBE-003: Busca inovações no tratamento explorando novas abordagens para melhorar a eficácia dos tratamentos existentes.

GIST – Estudo Internacional: Convida participantes com tumor estromal gastrointestinal (GIST) avançado e mutações específicas para aprimorar opções de tratamento.

Carcinoma Cutâneo Avançado – Incyte: Estudo de fase 2 iniciando o recrutamento em março de 2024, avaliará tratamento inovador para carcinoma de células escamosas cutâneo avançado.

Linfoma Não-Hodgkin – ESCALADE: Destinado a pacientes entre 18 e 75 anos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), busca aprimorar opções de tratamento.

Mielofibrose – GERON MYF: Oferece oportunidade única para pacientes com mielofibrose, buscando inovações no tratamento dessa condição sanguínea.

Linfoma Folicular ou de Zona Marginal – MAHOGANY: Visa pacientes maiores de 18 anos diagnosticados com linfoma folicular ou de zona marginal.

Mieloma Múltiplo: Destinado a pacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário, que receberam pelo menos uma linha prévia de tratamento e têm mais de 18 anos.

Para mais informações, acesse o site: https://www.cepen.org.br/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img