23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Pioneira, Santa Catarina lança campanha inédita no Brasil sobre lentes de contato

spot_img

Pioneira, Santa Catarina lança campanha inédita no Brasil sobre lentes de contato

spot_imgspot_img

Você usa ou conhece alguém que use lentes de contato?

A grande parte dos usuários de lente de contato desconhece como usá-las de modo correto e isso traz grandes riscos à saúde dos olhos. Por isso, foi criada a Campanha Setembro Safira, inciativa inédita no Brasil, idealizada pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia, com o apoio do Laboratório de Estudo de Protozoários e Oportunistas (Lapeo) da UFSC, Prefeitura de Florianópolis e o Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos e uma alternativa ao uso dos óculos. Elas possibilitam maior qualidade de vida e conforto visual e ampliam o campo de visão. Em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão.

No entanto, por estarem em contato direto com a córnea, se mal-usadas, podem trazer sérias complicações, entre elas úlceras na córnea. Em muitos casos, infecções nesta região têm consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão por conta das cicatrizes e estas, se extensas, levam ao transplante de córnea ou até mesmo a perda do globo ocular. 

Entre os hábitos inadequados mais recorrentes estão: continuar usando as lentes fora do prazo da validade; usá-las durante todo o período de vigília, sem alternar com os óculos; molhar as lentes no chuveiro, piscina ou mar; dormir com as lentes; e a falta de higiene e uso de produtos inadequados para a desinfecção.

De acordo com a médica oftalmologista Claudia Del Claro, chefe do Setor de Lentes de Contato do HOF, “a conscientização da importância da higiene adequada das lentes e de hábitos saudáveis de uso reduzirão as chances de infecção ocular e suas consequências e ainda farão com que o usuário tenha melhor experiência com as lentes”.

Para facilitar a compreensão destes pontos, a Campanha disponibiliza os 10 Mandamentos Setembro Safira:

1- Lave bem as mãos com água e sabão e seque completamente antes de manusear as lentes. 

2- Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica para lentes de contato. (Não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.

3- Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada três meses. 

4- Não use as lentes após seu vencimento. Ou seja, respeite o prazo de validade estabelecido pelo fabricante. 

5- Não durma com as lentes de contato.

6- Não tome banho de chuveiro ou mergulhe em mar, rio ou piscina com as lentes de contato. 

7- Use colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato. 

8- As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos. 

9- Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico. 

10- As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.

Foto: Banco de Imagem da internet

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img