18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

‘Pirogravuras em Madeira’ em exposição na Livrarias Catarinense

spot_img

‘Pirogravuras em Madeira’ em exposição na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

A Livrarias Catarinense apresenta até 30 de novembro em seu Espaço Cultural da Megastore, no centro de Florianópolis, a exposição Pirogravuras em Madeira, do artista plástico Jerry Silva.

A técnica utilizada pelo artista é a pirografia em madeira, nome que intitula sua mostra, que surgiu há milhões de anos, ainda na fase da pré-história. Controlar o fogo foi um dos maiores avanços da raça humana. Desde então, gravar em fogo é uma das mais antigas formas de arte. Essa técnica utiliza um pirógrafo como instrumento de trabalho, que vai queimando a superfície da madeira, dando vida às imagens, e pela mão do artista criando a arte.

Jerry teve seu primeiro contato com a pirogravura em 1986. “Folheando uma revista me deparei com a técnica. Aquilo me interessou muito, então comprei um pirógrafo e fiz um retrato da minha esposa. Como já era de se esperar, o resultado não foi bom, muitas partes queimadas. Mas aos poucos fui me apropriando das técnicas e também foram surgindo materiais mais avançados que propiciaram o desenvolvimento desse tipo de arte”, afirmou o artista.

Silva produziu interruptamente até 1992. Depois ficou 12 anos sem criar uma peça, e em 2004, quando mudou-se do Rio de Janeiro para Florianópolis ele retomou sua arte, e não parou mais. Atualmente produz suas obras me MDF, por ser uma madeira mais lisa e que permite ao artista mais criação. Devido ao calor do pirógrafo é possível trabalhar também com os tons e coloração das obras, tornando-as mais expressivas.

“Já produzi paisagens mortas, mas o que mais gosto e o que mais inspira são os retratos, que permitem ao artista expressar seus sentimentos e criar emoções”, completou Jerry.

A exposição permanece aberta ao público até o dia 30 de novembro. De segunda a sexta-feira, o horário de visitação é das 9h às 20h. Aos sábados, das 9h às 16h. Entrada gratuita. Mais informações: (48) 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img