23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Semana da consciência negra abordará igualdade entre raças e etnias

spot_img

Semana da consciência negra abordará igualdade entre raças e etnias

spot_imgspot_img

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ABORDARÁ IGUALDADE ENTRE RAÇAS E ETNIAS

A Semana da Consciência Negra, em São José, apresenta na próxima semana (de segunda-feira-17 a sábado-22), uma diversificada programação cultural com mesa-redonda, apresentações culturais e cinematográfica, bem como exposições e homenagem a personalidades que se destacaram na luta pela igualdade étnico-racial.

Organizada pela Prefeitura de São José, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, a Semana possui a proposta de proporcionar um momento de formação e reflexão sobre a promoção da igualdade entre raças e etnias.

A mesa-redonda Desafios e Avanços da Educação Étnico-Racial abre a programação na segunda-feira (17), às 18h30min, no Auditório do Colégio Municipal Antônio Francisco Machado (Forquilhão), localizado no Bairro Forquilhinha. A abertura contará ainda com entrega dos certificados aos professores multiplicadores da diversidade que mensalmente participam dos ensinamentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, além de apresentação de capoeira, hip-hop e música.

Já do dia 18 a 21 de novembro, o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), no Bairro Kobrasol, recebe a exposição “Negras Memórias”, de autoria dos historiadores Vilmar Peres e Milton Fileti. “Negras Memórias” resgata a participação do negro na história de São José. A mostra apresenta um precioso acervo da memória dos negros no município com documentos da época da escravidão, a exemplo de: cartas de alforria, matrícula dos escravos e registros de nascimento e óbito. Conforme informações da organizadora da Semana e coordenadora do Programa da Diversidade Étnico-Racial, professora Janaina Amorim, no século XIX São José chegou a ser o 3º município catarinense com maior população escrava.

Na quarta e na quinta-feira (19 e 20) acontecem oficinas de afoxé, típica modalidade de dança e percussão de origem africana, nos Centros Educacionais Municipais Cidade da Criança, Renascer e Santa Terezinha.

Na quinta-feira (20), às 9h30min, celebra-se a Lavagem da Bica da Carioca, um ritual simbólico para renovar as energias do local, que no século XIX funcionava como um espaço de socialização dos escravos que ali lavavam roupa.

Atração cinematográfica com a exibição do filme Cartola, pelo Projeto Cinema na Rua, está programada para a quinta-feira, a partir das 20h, próximo ao Museu Histórico de São José.

A semana comemorativa encerra no sábado (22) com a Festa da Consciência Negra e entrega do Troféu Pedro Leite para 12 personalidades do município. A festividade acontecerá no Restaurante Praça 11, às 12h.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da luta contra a escravidão na época do Brasil Colônia, que morreu nesta data para defender os quilombolas.

Contato para entrevistas: Coordenadora do Programa da Diversidade Étnico-Racial, professora Janaina Amorim. Fone: (48) 8412 5992.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

17/11 – MESA-REDONDA (18H30MIN- 21H30MIN)

Local: Auditório do Colégio Municipal Antônio Francisco Machado (Forquilhão)

– Atividades culturais (Capoeira e hip-hop)

– Solenidade de abertura

– Participantes da mesa: Professora Néli Góes – UDESC, Prof. Evandro –USJ, Prof. Adriano de Britto, Janaina Amorim da Silva – coordenadora do Programa da Diversidade Étnico-Racial (mediadora).

– Atividade musical com Joe Passos.

– Entrega dos certificados aos professores multiplicadores da Diversidade.

– Confraternização

17 A 21/11 – ATIVIDADES CULTURAIS

Realizada nas escolas municipais promovida pelos professores do Programa da Diversidade Étnico-Racial de São José.

18 A 21/11 – EXPOSIÇÃO “NEGRAS MEMÓRIAS”

Local: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, Bairro Kobrasol.

19 A 20/11 – OFICINAS DE AFOXÉ

Locais: Centros Educacionais Municipais Cidade da Criança, Renascer e Santa Terezinha.

20/11 – LAVAGEM DA BICA DA CARIOCA – MOMENTO ECUMÊNICO

Horário: 9h30min – 10h30min

Atividade Cultural

-Roda de Integração de Capoeira

Local: Centro Histórico de São José

Horário: 15h-16h

CINEMA NA RUA

Filme: Cartola

Local: Próximo ao Museu Histórico

Horário: 20h

22/11 – FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Entrega do Troféu Pedro Leite

Local: Restaurante Praça 11

Horário: 12h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img