21.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Piscina Pública de Florianópolis abre espaço para crianças com Síndrome de Down

spot_img

Piscina Pública de Florianópolis abre espaço para crianças com Síndrome de Down

spot_imgspot_img

O fortalecimento muscular e a melhora na coordenação motora são uns dos benefícios que a aula de natação proporciona

 

 

A Prefeitura de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer trouxe mais uma novidade para as crianças e jovens da capital. Com a parceria da Associação Pais em Movimento, a Piscina Pública vai oferecer aulas de natação, gratuitas, para as pessoas com Síndrome de Down, nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h15. Para entrar na piscina, as crianças com a Síndrome deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e, incentivando ainda mais a inclusão, poderão trazer uma criança (irmão ou primos) para aprenderem a nadar juntos.

 

 

Benefícios da natação

As pessoas com síndrome de Down nascem com algumas características específicas, como a baixa tonicidade muscular e a natação é uma ótima atividade de recreação que desenvolve a coordenação, o trabalho muscular e possibilita, ainda, amplitude de movimentação das articulações de todo o corpo. Além disso, nadar também fortalece a musculatura cardíaca e o sistema locomotor. A respiração exigida durante a prática do esporte auxilia também no combate às doenças do sistema respiratório, do coração e do sistema circulatório. Além disso, com o apoio da família e de profissionais especializados é possível obter uma melhor qualidade de vida para os portadores da síndrome e até a possibilidade de eles se profissionalizarem.

A atividade também é indicada por causa do trabalho com a psicomotricidade. Como seres humanos, nos desenvolvemos no meio terrestre, por isso, nosso corpo sofre adaptações quando é exposto ao meio aquático. Estimular este processo de reorganização corporal é especialmente importante para a integração sensorial das pessoas que nasceram com a síndrome.

 

 

Como participar

Para fazer parte das aulas de natação na Piscina Pública, cada pai ou responsável deve entrar em contato com a Associação Pais em Movimento e inscrever a criança ou adolescente, através do e-mail contato@paisemmovimento.org.br

 

 

Sobre a Associação Pais em Movimento

A Associação nasceu em setembro de 2014, quando mães de crianças com Síndrome de Down criaram um grupo de mensagens on-line para compartilhar informações e experiências. Com o tempo, novos pais e mães abraçaram a luta em defesa dos direitos dos filhos e, assim, a rede foi crescendo. Encontros presenciais foram acontecendo, rodas de conversa e palestras com profissionais, até que, em janeiro de 2019, foi fundada, oficialmente, a Associação Pais em Movimento – em prol da pessoa com Síndrome de Down, uma organização sem fins lucrativos e composta por pessoas com Trissomia do 21 e seus pais.

Hoje são 190 participantes individuais e 96 associados. O objetivo é promover ações que busquem conscientizar as famílias e a sociedade acerca do modelo social de deficiência e lutar por politicas públicas nesse sentido, visando a inclusão e o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img