15.1 C
fpolis
sexta-feira, setembro 17, 2021
cinesytem

PMF promove mutirão para exame ocular em alunos da rede municipal de ensino

spot_img

PMF promove mutirão para exame ocular em alunos da rede municipal de ensino

Neste sábado (09/05), o Programa Saúde na Escola (PSE) vai proporcionar a avaliação oftalmológica em 332 alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Os exames serão realizados das 8h às 12h no setor de Oftalmologia do Hospital Governador Celso Ramos. Para os que precisarem, a prefeitura da capital fornecerá óculos de grau.

O Programa Saúde na Escola, criado em 2007 pelo Governo Federal, estabelece uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e as ações de educação e de saúde, contando com a participação da comunidade. Em Florianópolis, a iniciativa vem sendo administrada pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde e prevê o cuidado integral de estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

O exame ocular é importante uma vez que a permanência do déficit visual pode levar a um prejuízo do rendimento escolar. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar seqüelas e perda progressiva da visão. Para fazer o levantamento dos alunos com a necessidade de exame especializado, os profissionais de cada escola se responsabilizam por fazer uma triagem.

Participarão do mutirão as escolas Henrique Veras (Lagoa da Conceição), Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Luiz Cândido da Luz (Vargem Bom Jesus), José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), Batista Pereira (Alto Ribeirão), Jurerê, Gentil Mathias da Silva (Ingleses), Antônio Paschoal Apóstolo (Rio Vermelho) e Albertina Madalena Dias (Vargem Grande).

spot_img
spot_img

Leia mais