17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Ponte Hercílio Luz está pronta para a virada em Floripa

spot_img

Ponte Hercílio Luz está pronta para a virada em Floripa

spot_imgspot_img

Colocação de 17 toneladas de artefatos foram finalizadas nessa segunda-feira

As 17 toneladas de fogos programadas para iluminarem o céu de Florianópolis já estão prontas para o espetáculo do Réveillon dos Sonhos, na Avenida Beira-Mar Norte. A montagem e colocação em quatro balsas e em 11 pontos da Ponte Hercílio Luz foram finalizadas nessa segunda-feira. A festa começará às 17h dessa quarta, com apresentações musicais, e terá nos fogos o seu ápice.

Foram seis dias de trabalho em Florianópolis para que tudo ficasse pronto para os 18 minutos de fogos. Desde o dia 23, 10 homens realizaram testes, montagens de balsas, fixação dos fogos e preparação das bombas contra a chuva.

Segundo o responsável pelo espetáculo, Marcelo de Andrade, da empresa Vision Show, seis etapas de trabalho fecharam o ciclo de preparação para as explosões.

Sistema oferece proteção contra chuva

Inicialmente, as balsas que vão flutuar a 250 metros de distância da orla da Beira-Mar Norte foram montadas. Nelas estarão 80% das 17 toneladas dos fogos; os outros 20% ficarão na Ponte Hercílio Luz. Segundo Andrade, a parte estrutural dos artefatos – para fixar, trancar e numerar todos – foi o segundo passo do planejamento do espetáculo.

Depois, a parte explosiva das bombas foi trabalhada. Para garantir que a chuva não estrague o espetáculo, a proteção contra ela foi o passo seguinte.

Todas as bombas foram colocadas dentro de tubos de fibra, impedindo a infiltração de água, e revestidas com alumínio e plástico.

A colocação dos fios que ligam as bombas ao equipamento que irá acioná-las foi a etapa da tarde de ontem.

Andrade explicou que a ligação exige bastante atenção, já que o equipamento vai emitir um pulso elétrico responsável pelo disparo dos fogos. A última fase foi o teste da interligação entre os cinco computadores responsáveis pelo disparo dos fogos.

Os equipamentos se comunicam por radiofreqüência. Um toque na tecla “enter” do computador localizado na Beira-Mar fará com que os outros quatro, nas balsas, também recebam o comando do disparo por um programa especial desenvolvido para o espetáculo.

Se a chuva insistir em cair, Andrade ressaltou que o show de fogos está garantido. Todo o revestimento de proteção contra as infiltrações de água explodem junto com as bombas, e, portanto, não precisam ser retirados antes do início do espetáculo.

Foto: Ponte Hercílio Luz / DEOLHONAILHA

Por Lilian Simioni

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img