17.6 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

População volta às urnas para eleger diretores de escolas

População volta às urnas para eleger diretores de escolas

spot_imgspot_img

Neste sábado (22/11) quase 32 mil pessoas voltam às urnas. Desta vez para eleger os diretores das unidades de educação infantil e do ensino fundamental do município de Florianópolis. A votação direta acontecerá das 8h às 17 horas em 98 estabelecimentos, distribuídos entre creches, núcleos de educação infantil e escolas. Podem votar alunos de quinta à oitava série, profissionais da educação, além de pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes da rede escolar. No cargo por dois anos, o diretor que for eleito em determinada escola que possuir um NEI vinculado, também administrará este complexo.

Para a Presidente da Comissão Eleitoral da Secretaria Municipal de Educação, Marly da Rosa de Carvalho, a escolha direta para diretores faz parte de uma gestão democrática do ensino público. Segundo ela, eleger o dirigente de uma unidade escolar é a possibilidade concreta que a comunidade tem de participar das decisões e encaminhamentos do projeto político pedagógico.

O maior colégio eleitoral é das 25 escolas básicas com 20 mil 545 votantes, seguida pelas 39 creches com 5 mil 785 aptos a integrar o pleito. Os 23 núcleos de educação infantil possuem 3 mil 919 votantes e as 11 escolas desdobradas um total de 1 mil 549 eleitores.

Há locais com três concorrentes, como é o caso das creches Chico Mendes (Novo Horizonte) e Maria Barreiros (Coloninha), além da Escola Básica Mâncio Costa (Ratones). Em outras 16 unidades as eleições serão disputadas por dois candidatos. É o que vai acontecer nas creches Abraão, Caetana Marcelina Dias, Celso Pamplona, Dona Cota, Morro do Mocotó, Vila União, bem como nos NEIs Barreira do Janga, Raul Francisco Lisboa, Santo Antônio de Pádua. Também estão na mesma situação as escolas desdobradas Ovaldo Galupo, Praia do Forte e Retiro da Lagoa e as escolas básicas Batista Pereira, Henrique Veras e Maria Tomázia Coelho. As outras 79 unidades educativas terão cada uma delas apenas um candidato.

Dentre os 119 concorrentes, serão eleitos os que tiverem maior número de votos válidos. Em caso de empate, serão escolhidos, em ordem de prioridade, aqueles que tiverem maior tempo de serviço na unidade educativa, maior tempo de serviço no magistério público municipal e maior tempo de serviço no magistério público de forma geral.

A homologação e divulgação dos resultados oficiais das eleições serão publicadas no dia 28 de novembro. Os eleitos vão tomar posse no dia 19 de dezembro e ficarão no cargo entre o período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010.
Para participar do pleito o candidato deve ser membro efetivo no quadro do magistério ou membro efetivo no quadro civil, nos cargos de auxiliar de sala e bibliotecário ou ser admitido em caráter temporário no quadro do magistério. O concorrente deve ter formação em nível superior, na área da educação, e ter atuado durante os três últimos anos letivos na rede municipal de ensino da Capital.

Histórico das eleições

A escolha direta de diretores foi iniciada em 1986. Naquela época os eleitores votavam apenas para dirigentes das escolas básicas. A partir de 1994, passou a ter eleições também nas escolas desdobradas, creches e núcleos de educação infantil.

Números da rede municipal

Com base nos dados de outubro do Departamento de Planejamento da SME, a rede municipal de ensino possui um total de 24 mil 756 alunos. Nas 39 creches estão matriculadas 4 mil 979 crianças entre zero e cinco anos. Por sua vez, os 23 núcleos de educação infantil independentes (NEIs) são responsáveis por 3 mil 725 crianças entre três e cinco anos, enquanto que os sete NEIs vinculados possuem 323 crianças.

Nas 25 escolas básicas existem 14 mil 408 estudantes de primeira à oitava série e nas 11 escolas desdobradas estão matriculados 1.3281alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental.

Cronograma do Processo de Eleição

22/11- Eleições nas Unidades Educativas e divulgação do resultado após as 18 horas

28/11- Homologação e Divulgação do Resultado Oficial das Eleições 2008 pela Comissão Eleitoral Local.

19/12- Posse dos Eleitos

spot_img