18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Seminário busca alternativas para trânsito e transporte da Capital

spot_img

Seminário busca alternativas para trânsito e transporte da Capital

spot_imgspot_img

Reunir várias entidades públicas e da sociedade civil para traçar metas e ações buscando melhorar o trânsito e o transporte em Florianópolis será o desafio do I Seminário Municipal de Transporte Público, que acontecerá na próxima quinta-feira, 20, a partir das 8h30, no auditório da OAB/SC, na avenida Beira-mar Norte. O evento tem a coordenação da COMTRANS (comissão especial consultiva permanente para o planejamento e apresentação de sugestões para o transporte público da Capital) e vai contar com a participação de vários órgãos da Prefeitura, Deter, sindicatos ligados ao transporte urbano e entidades comunitárias e empresariais da cidade.

Durante o encontro serão apresentadas as visões das várias entidades envolvidas e sugestões para melhorar o fluxo do trânsito na cidade e a qualidade do sistema de transporte público, buscando atrair cada vez mais usurários. O objetivo é tornar o transporte urbano cada vez mais atraente e reduzir o uso de veículos particulares nas principais vias. O evento será dividido em quatro módulos. Nos três primeiros vão ser debatidas as questões da mobilidade urbana, as competências legais e as perspectivas para a área. O seminário vai ainda discutir alternativas ao uso do carro e do ônibus com uma explanação da ONG Via Ciclo mostrando formas de transporte não motorizado, principalmente a bicicleta como meio de locomoção.

Após as apresentações os integrantes do evento vão elaborar uma carta de intenções contendo as ações que deverão ser implantadas para a melhoria do fluxo de veículos, trânsito e transporte público, entre elas, medidas que garantam a qualidade cada vez maior do sistema. Para o presidente da COMTRANS, Carlos Guilherme Rocha dos Santos, o seminário vai reunir os principais agentes ligados à vida da cidade e propor soluções para desafogar o trânsito e incentivar cada vez mais o uso de ônibus na Capital. “Antes mesmo do seminário a comissão já está sugerindo e pondo em prática ações pontuais para tornar o trânsito mais ágil em alguns pontos da cidade”, adianta. Segundo ele, os primeiros pontos atacados serão as avenidas Mauro Ramos, Beira-mar Norte, Paulo Fontes e Gama D´Éça, corredores de ônibus e vias de grande fluxo de veículos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img