20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Prato Popular Florianópolis: 4 anos alimentando cidadania

spot_img

Prato Popular Florianópolis: 4 anos alimentando cidadania

spot_imgspot_img

Acreditar no que está fazendo é o segredo para o sucesso de um projeto. E é por causa da aposta da Vonpar no seu compromisso com a cidadania que o Restaurante Prato Popular de Florianópolis está completando quatro anos de funcionamento no próximo dia 28. Neste período, o restaurante comunitário, mantido pela franqueada da Coca-Cola e distribuidora da Femsa Cerveja Brasil em Santa Catarina, atendeu a centenas de pessoas e famílias catarinenses em situação de vulnerabilidade social, tendo servido aproximadamente 200 mil refeições em toda sua história.

Nascido à época da Ação da Cidadania Contra a Miséria e a Fome, liderada pelo sociólogo Betinho, o Prato Popular de Florianópolis foi o segundo a abrir suas portas depois da unidade pioneira no Brasil, a de Porto Alegre, também da Vonpar, e primeiro restaurante nestes moldes criado e mantido pela iniciativa privada. O modelo serviu de exemplo a outras empresas de 33 cidades de várias partes do País, somando hoje mais de 50 estabelecimentos semelhantes distribuídos por diversas regiões, atendendo cerca de 2,6 milhões de pessoas.

Em parceria com a rede de serviços de alimentação coletiva Puras, responsável pela elaboração do cardápio na cozinha industrial da Vonpar, o Prato Popular de Florianópolis atende mensalmente 3,7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua, desempregados, ambulantes e aposentados de baixa renda, proporcionando-lhes almoço ao preço de 1 real. Durante este ano, o restaurante serviu 41 mil refeições. Juntamente com a unidade da capital gaúcha, somam, até o mês de novembro, 116 mil refeições e mais de 560 mil refeições desde a inauguração das duas unidades.

Cada almoço oferecido possui um valor médio de 1,5 mil calorias, capaz de suprir boa parte das necessidades diárias de alimentação de quem consome. O cardápio é composto por arroz, feijão, salada, carne, complemento e, para bebida, as opções de água ou refrigerante.

Franqueada da Coca-Cola em Santa Catarina, a Vonpar atende a 100% do Estado. Produz, distribui e vende toda a linha de produtos da Coca-Cola, além de distribuir e vender a linha de cervejas da Femsa Cerveja Brasil. Líder de share em refrigerantes, com 60% de participação no Estado, a Vonpar possui uma de suas três fábricas na cidade de Antônio Carlos, além de três centros de distribuição (Chapecó, Blumenau e Joinville) e escritórios regionais (Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, entre outros). Está colocada entre as 50 maiores empresas dos três Estados da Região Sul do País, segundo pesquisa da Revista Amanhã. Já conquistou, em duas edições, o Prêmio Fritz Müller, concedido pelo governo do Estado de Santa Catarina a empresas pelo seu trabalho em prol da preservação ambiental no Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img