21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Prédio do Museu da Comunicação será restaurado com dinheiro do Pacto Por SC

spot_img

Prédio do Museu da Comunicação será restaurado com dinheiro do Pacto Por SC

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, assinaram nesta terça-feira, 23, o edital de licitação das obras de restauração, reforma e ampliação do prédio que abrigará o Museu da Comunicação Catarinense, em Florianópolis.

Com investimentos de aproximadamente R$ 2,8 milhões do Pacto por Santa Catarina, o prédio será também a sede da Associação Catarinense de Imprensa – ACI.

A área já construída de 581m² receberá novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefônicas, além de climatização e rede lógica – essa para transmissão de dados. O projeto prevê ainda a construção de 505 m² totalizando, após a conclusão das obras, 1.087m².

Serão construídos também auditório, cafeteria, um espaço para exposições temporárias de artes e estacionamento. Somente para o museu serão disponibilizados cerca de 210m² que serão divididos em quatro espaços, para exposição da história do rádio, do jornal impresso, das mídias eletrônicas e da televisão.

O museu terá uma biblioteca e uma hemeroteca para arquivos de áudio e imagens. Um dos atrativos do museu será a reprodução das capas dos jornais de Santa Catarina, a memória dos grandes locutores das rádios do Estado e das emissoras de TV (rede e locais), além da evolução das redações e gráficas, e até uma simulação de uma banca de jornais e revistas.

A previsão para a conclusão das obras é de até 15 meses, a partir da entrega das propostas das empresas participantes em junho de 2013.

De propriedade do Estado de Santa Catarina, o prédio foi construído no final dos anos 30, no estilo art déco. Foi o Abrigo de Menores durante 42 anos, assistindo cerca de 1,8 mil crianças e adolescentes. Em 2009 foi cedido à ACI, por meio da Lei nº 15.045, para a instalação do Museu da Comunicação Catarinense e da Casa do Jornalista.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img