27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Prefeito de Florianópolis decreta luto oficial pela morte de Luiz Henrique da Silveira

spot_img

Prefeito de Florianópolis decreta luto oficial pela morte de Luiz Henrique da Silveira

spot_imgspot_img

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, irá decretar luto oficial de três dias no município pelo falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira, na tarde deste domingo, 10, em Joinville, aos 75 anos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação municipal poucos minutos após a confirmação da morte do senador catarinense pelo PMDB e ex-governador do Estado.

De acordo com nota oficial do PMDB catarinense (leia mais abaixo na íntegra), Luiz Henrique da Silveira foi vítima de infarto.

“Expresso o profundo pesar pessoal e em nome da cidade. Luiz Henrique da Silveira, florianopolitano de nascimento, trouxe grandes realizações para nossa Capital. Sua morte, em pleno vigor e atividade, nos choca a todos. Condolências à Dona Ivete e família. Perdemos um dos mais importantes nomes da nossa história política", afirmou o prefeito.

Nota oficial do PMDB-SC

"O Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Santa Catarina comunica com profundo pesar o falecimento, vítima de infarto, de seu grande líder Luiz Henrique da Silveira e externa, em nome de todos os companheiros, solidariedade à família e amigos. Neste domingo, 10 de maio, às 15 horas e 15 minutos, o MDB perde o responsável por uma das partes mais importantes de sua história passada e presente. Perde um companheiro leal, um líder nato e um político exemplar, que dignificou a política catarinense e brasileira, tornando Santa Catarina referência nacional e internacional.

"Luiz Henrique deixa seu legado e suas realizações, presentes em cada região de Santa Catarina, através da descentralização administrativa; e sua luta extraordinária no Congresso Nacional, pelas importantes reformas que o Brasil precisa, como heranças para o futuro político de todos nós.

"Seu exemplo e sua luta por um País cada vez mais justo e igualitário serão perpetuados pela família peemedebista.

Em nome de seu presidente em exercício Valdir Cobalchini, de todos seus líderes, filiados e militantes."

Nota Oficial da OAB

"A OAB/SC está de luto pela morte do senador Luiz Henrique da Silveira. Integrante da advocacia, o senador catarinense vinha sendo, ao longo de toda sua trajetória política, um grande amigo dos advogados, tendo inclusive sido agraciado com a mais alta comenda da advocacia catarinense – a Medalha João Baptista Bonassis.

"Formado em Direito pela UFSC, o senador Luiz Henrique da Silveira estendeu a mão aos seus colegas sempre que foi chamado. Recentemente, apoiou as principais demandas da classe, como a luta pelo enquadramento da advocacia no Simples. Estava ao lado dos advogados também na briga pela manutenção do Exame de Ordem, uma das bandeiras atuais.

Marca de sua carreira foi a defesa intransigente da Democracia, seguidor que era das posições corajosas e humanistas do líder Ulysses Guimarães. “O Brasil perde uma de suas principais lideranças e Santa Catarina fica com um grande vazio político com a morte do senador”, disse o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, que vem recebendo manifestações de pesar de todas as Seccionais da Ordem."

Nota oficial da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina

"A Federação das CDLs de Santa Catarina registra seu profundo pesar pelo falecimento do senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, na tarde deste domingo, em Joinville. Santa Catarina fica órfã de seu maior líder político nacional e de um cidadão de conduta moral irreparável, que, em uma época marcada por sucessivas denúncias de corrupção, enobrecia a atividade política.

"Seu amor por Santa Catarina o fazia trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento econômico do estado, destacando o papel ímpar que teve no oeste catarinense. Luiz Henrique foi um aliado do varejo, com inúmeras medidas que promoveram o crescimento do setor, dialogando com as entidades do setor e apoiando as reivindicações.

"A perda só é compensada pelo legado, representado por obras e lições definitivas."

Nota oficial da UDESC

"A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nota de pesar pela morte do senador Luiz Henrique ocorrida neste domingo, 10.

“O Brasil perde um grande político. Nosso pesar pela morte do senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que tanto contribuiu para a Udesc, o Estado e nosso País”, diz nota divulgada pela Reitoria.

"Luiz Henrique foi professor da Udesc Joinville nos anos 60 e 70. Em seu período governamental (2003 a 2010), foram criados 20 cursos de graduação e outros 14 de pós-graduação.

"Neste ano, o senador escreveu o artigo “Udesc: ferramenta de descentralização e do desenvolvimento”, para a “Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses” que será lançada em 20 de maio, data do Jubileu de Ouro da instituição.

"No fim do artigo ele cita que a “Udesc é modelo único no Brasil, o do ensino superior fortemente descentralizado para constituir alavancas do nosso desenvolvimento por SC”.

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que está em Joinville, acompanhará o velório do senador neste domingo."

Nota oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

"Santa Catarina está de luto pela morte de um dos seus maiores líderes políticos. O senador Luiz Henrique da Silveira dedicou mais de 40 anos de sua vida pública ao nosso estado e à nação.

"Por duas vezes foi governador de Santa Catarina. Visionário, trabalhou por um Estado moderno, igualitário e justo. A vitória marcou a sua trajetória como político e, aos 75 anos, mantinha-se atuante, fazendo a diferença por Santa Catarina.

Em nome do Parlamento Catarinense, nossos mais sinceros sentimento à família e ao povo catarinense."

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img