15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Prefeito de Florianópolis retoma parceria para a formação de maricultores com universidade francesa

spot_img

Prefeito de Florianópolis retoma parceria para a formação de maricultores com universidade francesa

spot_imgspot_img

O prefeito Cesar Souza Jr. conseguiu retomar uma parceria técnica que estava inativa desde 2005, com a universidade de La Rochelle, na França, para a formação de maricultores. O anuncio foi feito nesta segunda-feira, 7, em entrevista coletiva sobre os resultados da primeira viagem oficial do chefe do executivo Municipal. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O prefeito também afirmou que foi iniciada parceria com o Institut Français de Recherche pour l’Exploitation de a Mer (Ifremer), em que a Capital terá acesso a todas as pesquisas técnicas e científicas na área de maricultura. “Os técnicos do Ifremer virão a Florianópolis avaliar a qualidade de nossas ostras. Precisamos nos adequar aos padrões internacionais. Tendo esse padrão, podemos abrir novos mercados”, disse o prefeito.

Os técnicos do Ifremer terão ainda mais duas missões: analisar se a possível instalação do sistema de tratamento de esgoto no rio Tavares, Sul da Ilha, trará prejuízos para o cultivo dos moluscos (se for prejudicial, Cesar Souza Júnior adiantou que desautorizará essa instalação) e avaliar se as ostras nativas são imunes a uma bactéria que está dizimando de 30% a 35% da produção francesa.

La Rochelle, com suas 13 mil vagas para embarcações em cerca de 60 quilômetros de costa, vai também servir de exemplo a Florianópolis no que se refere ao acesso marítimo: até o final do ano, o prefeito espera firmar parcerias público-privadas para a construção de três marinas na Capital.

Cursos

Outra parceria fechada pelo prefeito de Florianópolis durante a viagem foi com o Lycée de la Mer et du Littoral, em Bourcefranc , que permitirá, por ano, a 12 produtores de moluscos que viajem à França para acompanhar durante 60 dias cursos centrados nas novas técnicas de cultivo e nos cuidados com a sanidade e a qualidade da produção. Também serão abertas duas vagas por ano para cursos de pós-graduação na área de maricultura.

Em Florianópolis, com assessoria técnica do Lycée, Cesar Júnior disse que vai criar, em nível de Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o primeiro curso de maricultura do país.

O prefeito também esteve em Londres, onde foi conhecer o Pod-Sit, sistema de transporte de passageiros desenvolvido pela empresa britânica Ultra, que opera no aeroporto de Heathrow e é um dos elementos de mobilidade em estudo para região da Grande Florianópolis. Em Londres, Cesar Souza Júnior firmou convênio com a Universidade de Oxford, para uma “linha direta” com tudo o que se produz ou se produzirá em termos de transporte público.

Transmissão
Antes da entrevista coletiva onde o prefeito apresentou os frutos de sua viagem à Europa, houve uma rápida cerimônia de transmissão de posse, com João Amin, que substituiu César Souza Júnior interinamente durante a licença do titular, restituindo-lhe o cargo. Amin agradeceu “a presteza e atenção” dos secretários e funcionários durante o período em que exerceu a titularidade e relatou os atos de que participou – aniversário do Museu do Lixo, lançamento do programa Remédio em Casa e duas edições do projeto Prefeitura no Bairro: “Tentei manter o ritmo da atual gestão”, disse.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img