24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis oferece aulas gratuitas de estimulação aquática e motora, terapia sensorial, pet terapia e jiu-jitsu para crianças com Autismo

spot_img

Prefeitura de Florianópolis oferece aulas gratuitas de estimulação aquática e motora, terapia sensorial, pet terapia e jiu-jitsu para crianças com Autismo

spot_imgspot_img

Projeto, pioneiro no país, proporciona desenvolvimento social e psicomotor e dá mais qualidade de vida

Mais um salto para a inclusão. Em parceria com o Projeto Estimular e a AMA, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer traz um projeto pioneiro no Brasil. Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA – têm aulas gratuitas de estimulação aquática com professores especializados na Piscina Pública da Passarela Nego Quirido, além de aulas de terapia sensorial, pet terapia e jiu-jítsu nos núcleos do Centro Social Urbano, na Coloninha e no bairro Monte Verde. Para participar é só fazer a inscrição no link que está na BIO do Instagram @proautismofloripa – https://forms.gle/pYCQEYP9Za2yYdHq9

As atividades têm como benefício o desenvolvimento de crianças com esse tipo de transtorno e o objetivo é mostrar como as atividades provocam o desenvolvimento social, psicomotor, a autonomia e a qualidade de vida. Para os autistas, todas essas terapias fornecem estimulação sensorial e permitem que a criança diminua o estresse, organize o comportamento, alcance o estado de relaxamento e melhore a relação com o ambiente.

A intervenção terapêutica na água incentiva o desenvolvimento da coordenação motora, melhora o tônus muscular, o equilíbrio, favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, assim aumentando a coordenação e a harmonia de movimentos.

Já as atividades de terapia sensorial têm o objetivo de desenvolver de modo sistematizado, a capacidade da criança em desempenhar, de forma autônoma, independente e plena, todas as ocupações, tarefas e atividades do cotidiano que ela terá ao longo da vida.

A pet terapia chegou para entreter ainda mais a garotada que faz parte do projeto. Os cães, utilizados como terapia, despertam a curiosidade, incentivam a interação e a comunicação social, mesmo no autismo não verbal. A pet terapia pode auxiliar ainda no menor distanciamento social, além de interferir positivamente em episódios de agressividade.

A prática das artes marciais para essa turminha vem para a estimulação sensorial e motora e, assim, promover a interação social, reduzir a hiperatividade e desenvolver a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

Projeto Estimular

As crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA necessitam de uma quantidade significativa de terapias e tratamentos importantes para o desenvolvimento psíquico e social. E pensando no alto valor necessário para custeá-los, o projeto surge para proporcionar qualidade de vida para as crianças e famílias e, de forma gratuita, ministrar atividades voltadas para a autonomia dos pequenos autistas.

Sobre a A.M.A

A A.M.A Associação de Pais e Amigos de Autistas surgiu em 1994 da necessidade de garantir um serviço de atendimento específico às pessoas com Transtorno do Espectro do Autista. A Associação, declarada de utilidade pública segundo a Lei Municipal nº 4.781/95 e a Lei Estadual nº 10.182/96, é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e adultos com indicação de avaliação ou com diagnóstico confirmado de autismo, executando um serviço de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência.

A Associação conta com 15 profissionais voluntários exercendo avaliações e atendimentos de neurologia, fonoaudiologia, psicologia, educação física, psicopedagogia, terapias ocupacionais, musicoterapia, educação especial comportamental e grupos terapêuticos. É feito, ainda, atividades sociais e esportivas, orientação aos pais e familiares, cursos e palestras para os familiares possibilitando a troca de experiências buscando dar-lhes conhecimento e auxílio necessário para que possa superar o diagnóstico, fortalecer os vínculos familiares e defender seus direitos. O objetivo é proporcionar uma eficiente habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes e adultos autistas, com o intuito de possibilitar e melhorar a vivência em sociedade, inclusive habilitá-las para a inserção no mercado de trabalho, a conscientização da sociedade e do poder público de maneira a garantir todos os direitos legais, proporcionando à pessoa com Autismo o exercício da cidadania, visando à inclusão social, escolar e qualidade de vida apoiando seu desenvolvimento global, incentivando sua plena socialização e potencialidades.

Sobre a Piscina Pública da Passarela Nego Quirido

Depois de 10 anos abandonada, a Piscina Pública foi reformada com a proposta de servir como área de lazer para crianças e jovens de comunidades. A piscina foi entregue por antigas gestões no ano de 2009 e, desde então, não foi utilizada. O espaço ficou a céu aberto, sem funcionamento e se deteriorando com o passar dos anos. A obra de revitalização passou pelo processo de limpeza e reestruturação e, há aproximadamente três anos, podemos ver a piscina semiolímpica, com 25 metros de comprimento X 20 de largura com espaço de convivência e lazer para todas as comunidades de Florianópolis. A estrutura conta ainda com cobertura metálica, isolamento térmico e acústico, revestimento com Blindex nas laterais e quatro bombas de climatização para o aquecimento da água que permite a utilização da piscina em diversos períodos do ano, com muito mais conforto. “Bastou ideias, boa vontade e bastante esforço da nossa parte. O avanço social que conseguimos com a revitalização da piscina pública é inimaginável. Sem dúvida essa integração entre crianças e jovens de diversos bairros é o melhor caminho para um futuro digno”, ressalta Ed Pereira, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img