spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 setembro 2024
spot_img

Prefeitura quer ampliar nas escolas o sistema ecológico de coleta de água das chuvas

EducaçãoPrefeitura quer ampliar nas escolas o sistema ecológico de coleta de água...
spot_img

Nova loja da Criare é inaugurada em Florianópolis

O Ateliê Criare traz modernidade e funcionalidade em um...

Florianópolis registrou cesta básica de R$104,99 em agosto

Dados da Aprix, empresa de tecnologia para gerenciamento de...

Atuação online tem salto e chega a quase 25% das novas empresas em SC

Dados inéditos levantados pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)...
spot_img

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, buscando se adequar ao conceito de sustentabilidade, vai ampliar para mais duas unidades educacionais o sistema de aproveitamento de água de chuva. Farão parte do projeto a Creche Rio Vermelho e a nova Escola Básica dos Ingleses, ambas em construção.

Implantado no primeiro semestre de 2008, o programa já beneficia o NEI Armação, NEI Ingleses, Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e Escola Básica João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares).

O sistema ecológico consiste em captar a água das chuvas, por meio de calhas. Na seqüência ela é armazenada em uma cisterna específica, após passar por uma filtragem que retém resíduos sólidos, como folhas e demais impurezas.

Essa água é bombeada para uma caixa d´água exclusiva , que alimenta os vasos sanitários e torneiras para lavagem de calçadas e para regar as plantas. Nesse sistema não há o contato da água coletada pelas chuvas com a água potável. Existe, sim, um registro independente que alimenta a caixa coletora, com água da Casan, em período de estiagem.