18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Prefeitura da Capital incentiva crianças a brincarem mais

spot_img

Prefeitura da Capital incentiva crianças a brincarem mais

spot_imgspot_img

O poder público quer que os pequenos recriem o mundo por meio das brincadeiras. A Secretaria de Educação vai distribuir 37 mil 200 brinquedos na rede de ensino.

A brincadeira é uma das atividades centrais da vida das crianças. Não é uma atividade inata, mas sim uma atividade social aprendida através das interações humanas. Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis investiu mais de R$ 700 mil na compra de 37 mil e 200 brinquedos para os alunos da rede. Serão beneficiadas 49 creches e 23 Núcleos de Educação Infantil (NEIs), que são responsáveis por um total de 10.570 crianças.

Os mais de 60 tipos de brinquedos foram escolhidos com o objetivo de suprir a necessidade das crianças atendidas, observando a faixa etária. A seleção foi feita em conjunto com a Gerência Administrativa e Financeira, Diretoria de Educação Infantil e um grupo representativo de diretores. Cada unidade receberá cerca de 440 brinquedos, incluindo jogos de animais, bonecas, carrinhos, massa de modelar, quebra-cabeças e até perucas.

A solenidade de entrega será feita pelo Prefeito Dário Berger e Secretário da Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, na próxima sexta-feira, dia 6. Os dois vão visitar, pela manhã, o NEI Zilda Arns e a Creche do Jardim Atlântico.

A imaginação

Para a Gerente de Articulação Pedagógica, ligada à Diretoria de Educação Infantil da SME, Gisele Jacques, é na brincadeira que a criança recria o mundo que a cerca e apropria-se de conceitos e valores da cultura através dos diferentes papéis sociais que assume e dos objetos que explora.

Conforme Gisele, nesse momento a criança tem a oportunidade de experimentar situações diversificadas que lhes confere a possibilidade de fazer escolhas, apresentar e tornar compreensível ao outro o seu ponto de vista, o que envolve o desenvolvimento do pensamento, da linguagem, da criatividade e da imaginação.

A Gerente de Articulação pedagógica reforça que “o brinquedo é um importante objeto cultural para as crianças e que ganha ou produz significados no processo da brincadeira, na medida em que possibilita reproduzirem o vivido, experimentando outras funções e utilidades para ele, provocando assim a curiosidade e o interesse das crianças”.


Serviço

O quê: Entrega de brinquedos
Quando: Sexta-feira (06 de maio)
Local: NEI Zilda Arns

Horário: 9 horas

Endereço: Rua Arco Íris, Carianos, fundos do Estádio da Ressacada.

Telefone: 3236-2650/8407-6344

Local: Creche Jardim Atlântico

Horário: 11 horas

Endereço: Rua Irmã Bonavita, esquina com a Rua Rogério Vieira.

Telefone: 3244-0690

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img