17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

PRÊMIO DESTERRO – FESTIVAL DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS ANUNCIA COREOGRAFIAS SELECIONADAS PARA A 11ª EDIÇÃO

spot_img

PRÊMIO DESTERRO – FESTIVAL DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS ANUNCIA COREOGRAFIAS SELECIONADAS PARA A 11ª EDIÇÃO

spot_imgspot_img

Mais de 680 trabalhos de todas as regiões do Brasil estão aptos a confirmar participação

     O Instituto Cultural Desterro (ICD) anunciou as coreografias selecionadas para o Prêmio Desterro – 11° Festival de Dança de Florianópolis, que ocorrerá de 25 a 30 de janeiro de 2022, em espaços do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Boulevard 14/32, área de entretenimento, lazer e compras do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

     O evento recebeu inscrição de 742 trabalhos (segundo maior volume de sua história) provenientes de 154 grupos de 13 Estados de todas as regiões do Brasil e também do Paraguai. Para o presidente do ICD e diretor-geral do festival, Carlos Eduardo de Andrade, “pode parecer estranho esta quantidade neste momento em que estamos passando, por causa da pandemia, mas os grupos estão sentindo muita falta do palco. Foi uma boa surpresa!”

     Do total, foram elencadas 686 coreografias – 444 para a Mostra Competitiva e 242 para o Palco Aberto Comentado – do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Quinze delas não passaram pelo processo seletivo, pois tinham vagas garantidas por premiação da última edição.

     A comissão selecionadora foi composta pelos professores e coreógrafos Matheus Brusa, de Caxias do Sul (RS); Regina Sauer, do Rio de Janeiro; mais Ariate Costa, Luanna Gondim e Mônica Gross, que integram o corpo docente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), em Joinville (SC); além da jornalista e pesquisadora de dança Marcela Benvegnu, de São Paulo.

     Bailarinos, escolas, academias, grupos e companhias têm até o dia 14 de dezembro para efetuarem a segunda etapa de inscrição, conforme disposto no regulamento, e garantirem suas apresentações de balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado.

Retorno

     Desde 2018, sob direção artística do russo Pavel Kazarian, que também é diretor-geral da ETBB, o Prêmio Desterro teve a sua última edição realizada entre agosto e setembro de 2019.

     Com o alastramento do coronavírus pelo Brasil e as decorrentes normas de restrição sanitária, pela primeira vez, desde 2010, não foi possível executá-lo, em 2020. Mesmo com a incidência dos casos de Covid-19 em queda e o retorno gradativo das atividades culturais, em 2021 também ficou impraticável organizá-lo, haja vista as incertezas e prazos exíguos, tanto para os diretores, como para os bailarinos.

     A realização em plena temporada de verão também é inédita. “Foi necessário adiar devido a pandemia. Além da grande ansiedade dos nossos participantes, já tínhamos uma vontade de experimentar o evento em janeiro. Acredito que a data nas férias pode ter sido prejudicial para alguns, mas benéfica para outros”, explica Carlos Eduardo.

     O evento distribuirá aos vencedores um total de R$ 23.500, além de vagas garantidas para a edição seguinte, bolsas de estudo e inscrição em concursos e festivais similares no Brasil e no exterior. Também será programada uma agenda de workshops e debate.

     O 11° Festival de Dança de Florianópolis é patrocinado pela Secretaria Especial da Cultura/Governo Federal e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio da CGT Eletrosul, do BRDE e da Celesc, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e também da Bee The Change, da Fecoagro e da Jomani Corretora de Seguros, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Prêmio Desterro online:

Site: www.premiodesterro.com.br

Facebook: facebook.com/festivaldedanca

Instagram: @premiodesterro

Twitter: @premiodesterro

Foto: Balé Jovem de São Vicente – crédito Claudio Etges

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img