21.5 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Presidente do Instituto dos Advogados de SC é homenageado com a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho

spot_img

Presidente do Instituto dos Advogados de SC é homenageado com a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho

spot_imgspot_img


O presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), Gilberto Lopes Teixeira, será homenageado nesta quinta-feira, dia 21, com a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, concedida pela Câmara de Vereadores de Florianópolis a cidadãos florianopolitanos. A solenidade ocorrerá a partir das 19h, em sessão solene da Câmara que será realizada no plenário da Assembleia Legislativa.


Criança que já despontava como líder quando, entre brincadeiras e travessuras típicas da idade, lecionava para colegas de escola e amigos do bairro em um quadro verde nos fundos da casa de seus pais; jovem aprovado aos 17 anos na faculdade e que foi de entregador de comidas e lavador de pratos a gerente de cozinha e de bar quando morou nos Estados Unidos – numa viagem que era para ser de 30 dias e durou três anos. Hoje, advogado trabalhista, professor universitário, profícuo escritor sobre temas jurídicos e liderança reconhecida em todo o Brasil na área do Direito, Gilberto Lopes Teixeira é uma usina de ideias e ações.


Para 2024, quando completou 50 anos de idade, o presidente do Iasc em terceiro mandato prepara, entre outros projetos, o lançamento de um novo livro – o sexto com sua assinatura – e o lançamento de uma nova edição da obra sobre a história dos “Comendadores do Iasc, Ícones da Advocacia Catarinense” – a primeira saiu em 2019. Também nos planos, como faz anualmente, uma viagem cultural (e de encontro com o passado) aos Estados Unidos.


Nascido em Florianópolis em 12 de março de 1974, uma terça-feira, às 11h, na Maternidade Carlos Corrêa, Gilberto Teixeira é o filho do meio dos servidores públicos Clea Lopes Teixeira, 78 anos, e Venancio Jose Teixeira, 82. Sempre muito cordial, na infância já demonstrava sua habilidade em unir e ensinar ao reunir os vizinhos em sua casa para juntos fazerem os exercícios escolares. “Vestia um jaleco branco e lecionava para o grupo”, lembra. Sua adolescência foi focada nos estudos, no aprendizado da língua inglesa e na participação em grupos religiosos de jovens no Colégio Catarinense e nas igrejas dos bairros.
Aos 17 anos, ingressou na faculdade de Letras – Inglês e Português, que cursou até a terceira fase, quando a UFSC entrou em greve. A universidade parou, mas Gilberto não. Para bancar uma viagem aos Estados Unidos e lá conhecer a língua inglesa, a cultura americana e seguir seus aprendizados, foi trabalhar como motorista de ambulância na clínica médica Bom Pastor, em Canasvieiras. Assim foi por cinco meses até juntar os recursos suficientes para uma temporada de 30 dias em solo norte-americano

Nova IorqueDe malas prontas, partiu sozinho para Nova Iorque. E os 30 dias se estenderam por três anos. Foi entregador de comida, limpador de mesa, lavador de pratos, assistente de cozinha, bartender, chefe de cozinha, gerente de salão e gerente de bar em uma rede de restaurantes nos estados de Nova Jersey, Nova Iorque e Massachusetts.


De volta ao Brasil, Gilberto não parou de se superar. Formou-se em Letras na UFSC, em Direito na Unisul, fez mestrado, três pós-graduações, lecionou em universidades, deu aulas particulares de inglês e português, foi estagiário no Tribunal de Justiça e posteriormente assessorou a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, hoje presidente do TRE/SC.


Membro honorário da OAB-SC, é advogado desde 2003 e sócio fundador da Lopes Teixeira Advogados, em 2006. Professor universitário desde 2010, leciona nas disciplinas de Direito do Trabalho, Práticas Trabalhistas e Meios Alternativos de Solução de Conflitos.


Também é presidente fundador e honorário do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil (IAB), do qual foi presidente (2021/2022), vice-presidente (2020/2021) e secretário-geral (2019/2020). Membro efetivo da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (Acat) e da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) desde 2014; da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) desde 2015 e do Conselho da Cidade da prefeitura de Florianópolis desde 2018, Gilberto Teixeira é ainda membro fundador da Casa da Cultura Jurídica (CCJ) e juiz arbitral e mediador pela Câmara de Arbitragem e Mediação de Santa Catarina. “Que esta marca dos 50 anos seja apenas o início de mais conquistas e realizações em minha vida”, destaca Gilberto Teixeira.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img