20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Procissão do Senhor dos Passos deverá reunir mais de 30 mil fiéis na Capital

spot_img

Procissão do Senhor dos Passos deverá reunir mais de 30 mil fiéis na Capital

spot_imgspot_img

Evento, que é símbolo de fé e história há 244 anos em Florianópolis, é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina.

Será realizada neste final de semana, nos dias 20 e 21, a Procissão do Senhor dos Passos de 2010, que deverá reunir mais de 30 mil fieis pelo centro de Florianópolis. Mas o tradicional roteiro religioso da Capital catarinense de devoção à imagem Senhor dos já iniciou no último domingo com a missa ao Santíssimo Sacramento.

Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos.

Lançado na Procissão do ano passado e que obteve grande aceitação popular, o suporte para que os fiéis possam carregar com mais segurança suas velas, para que não ocorram acidentes durante o percurso, estará disponível novamente para o público. Esse adereço será comercializado nos dias da Procissão ao valor de R$ 3,00.

Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. Outra novidade é que na semana que antecede os rituais serão realizadas missas todos os dias na Capela Menino Deus.

Novidades para este ano

A organização da Procissão do Senhor dos Passos preparou novidades para o evento deste ano. Serão espalhados banheiro públicos no decorrer do trajeto, todo o percurso terá sonorização, ambulâncias estarão de plantão caso ocorram emergências e os ônibus terão horários especiais após o término da Procissão de sábado a noite.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. Vestida com túnica de tecido roxo decorado com bordados dourados, que deixa ver os pés. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os cabelos longos verdadeiros. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

História

Há 244 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004.

As ruas enfeitadas

As ruas Tiradentes, Bulcão Viana e Menino Deus, no centro da Capital, são decoradas por tapetes de motivação religiosa, alusiva a festividade, como a pomba da paz, o desenho de uma hóstia e, quase sempre palavras relacionadas a paz, amor e solidariedade.

Os devotos enfeitam as portas e janelas das residências com as cores da Irmandade, assim como o comércio da região que ornamenta lojas e escritórios.

Segue a programação da Procissão do Senhor dos Passos 2010:

Dia 16/03
19h – Missa

Dia 17/03
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 18/03
09h – Missa e Administração do Sacramento da unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 19/03
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 20/03
07h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino de Deus para Catedral
21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Dia 21/03
09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 22/03
8h30 – Missa Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Foto: Imagem do Senhor dos Passos l Eduardo Gentil (DeOlhoNailha)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img