18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Profissionais do HU-UFSC levam pacientes para passeios externos de uma hora 

spot_img

Profissionais do HU-UFSC levam pacientes para passeios externos de uma hora 

spot_imgspot_img

Projeto “Um novo olhar” ajuda a reforçar papel de maqueiros na cadeia de cuidado e traz momento de descontração para internados 

Um projeto chamado “Um novo olhar”, desenvolvido por profissionais que atuam no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) está trazendo um pouco de alegria e descontração para pessoas internadas na instituição. A ideia é levar alguns pacientes que estão nas unidades de internação para um rápido passeio, oferecendo momentos de lazer para quem está em um quarto. 

Estão envolvidos no trabalho a equipe de maqueiros (técnicos de enfermagem responsáveis pelo transporte dos pacientes em macas ou cadeiras de rodas), a Divisão de Enfermagem e a técnica de enfermagem Cristiana Aparecida da Silva de Sousa, idealizadora do projeto, que começou no último dia 10 e, dependendo da disponibilidade da equipe, pode ser realizado de segunda a sexta. 

Cristiana explicou que os maqueiros são técnicos de enfermagem e fazem parte da equipe que cuida dos pacientes, mas ela percebeu que, muitas vezes, estes profissionais são isolados nesta cadeia de cuidado. “Eu queria enfatizar o trabalho dos maqueiros, que muitas vezes são invisíveis, incluindo-os no trabalho humanizado que é a filosofia do cuidado no HU”, resumiu a técnica, que atua há 18 anos na profissão, sendo 11 no Hospital Universitário. 

Segundo ela, o nome do projeto se refere tanto a este olhar para o trabalho dos maqueiros quanto ao prazer que o passeio representa para os pacientes. “Nós passeamos pelo laguinho que tem dentro das imediações do HU, circulamos por uma horta também aqui dentro e, se o paciente quiser, passamos também pela capela do hospital”, disse Cristiana, explicando que o roteiro dura cerca de uma hora. 

Cristiana ressaltou que o passeio é feito com toda segurança, uma vez que os maqueiros são profissionais habilitados para esta atividade. O projeto é desenvolvido de maneira que não interfira na rotina diária dos maqueiros, mantendo a equipe normalmente em todas as unidades. “A participação é voluntária, mas todos estão animados e se sentem satisfeitos em fazer parte do projeto”, disse. 

Para convidar os pacientes interessados no passeio, ela visita as unidades e conversa com a equipe de enfermagem. “Se o paciente estiver liberado, nós fazemos o convite e iniciamos o passeio”. A ideia é, se houver disponibilidade de profissionais e pessoas interessadas, fazer o passeio pelo menos uma vez por dia. 

Ela explicou que já existem passeios feitos com a orientação de profissionais para alguns casos específicos (como atividades desenvolvidas por fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo), mas o projeto tem uma outra dimensão, trazendo alguns momentos de lazer e descontração para os pacientes. 

Pacientes elogiam projeto 

Quem gostou da ideia foi a paciente Andréa Gonçalves da Silva, que foi convidada pela equipe e, depois de liberada pelos profissionais da Clínica Médica, onde está internada aguardando uma cirurgia, ganhou uma hora para curtir um novo olhar. “Foi um momento muito especial. Este tipo de ação muda o dia da gente”, disse. 

Quem também gostou muito da ideia foi a psicóloga do HU Camila Louise Baena Ferreira, que ficou sabendo do projeto e aproveitou para acompanhar o paciente Nelson Kawano e sua filha Sabrina Mari Kawano Gonçalves para o passeio. “Nós costumamos identificar alguns pacientes que precisam deste tipo de atividade e fazemos, mas informalmente. Agora, com um projeto destes, já contamos com a equipe e a estrutura toda organizada para o passeio, que traz inúmeros benefícios para os pacientes, além de proporcionar um momento mais descontraído para conversar com eles e com seus familiares, como é o caso do senhor Nelson, que veio acompanhado da filha, Sabrina”, disse a profissional. 

Sabrina afirmou que o pai, embora com dificuldades para falar, expressou que estava “angustiado”, já que está internado há mais de 12 dias e aproveitou muito para relaxar durante o passeio. “Essa ideia é maravilhosa. Eu, que só tinha elogios para a equipe do HU, acho que este projeto traz um diferencial para o paciente”, afirmou. 

O passeio desta segunda foi acompanhado pelo técnico de segurança do trabalho e encarregado dos maqueiros Douglas Vinícios Soares e pela técnica de enfermagem Sônia Regina Rogério. “Esta atividade, que foi inserida na rotina dos maqueiros, vem acrescentar uma experiência de trabalho muito importante para estes trabalhadores, que são inseridos na cadeia de cuidado, trazendo um crescimento profissional e também uma experiência importante na área pessoal, já que nos emocionamos com este tipo de trabalho”, afirmou. 

Fotos: Sinval Paulino

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img