27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Programa ReÓleo da ACIF recebe hoje certificado do Guinness Book

spot_img

Programa ReÓleo da ACIF recebe hoje certificado do Guinness Book

spot_imgspot_img

A campanha ‘Floripa no Guinness’ arrecadou mais de 18 mil litros de óleo de cozinha e colocou a cidade no livro dos recordes. O programa apresenta o certificado em evento na próxima quinta-feira (28) e homenageia empresas, escolas e instituições participantes.

Florianópolis agora é, oficialmente, a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, segundo o Guinness Book. Na próxima quinta-feira (28), às 18h, o programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) apresenta o certificado emitido pelo livro dos recordes em evento na Lagoa da Conceição para escolas, empresas e instituições que contribuíram para a campanha Floripa no Guinness – todos serão homenageados pela participação. Durante o mês de setembro de 2012, a campanha promovida pelo ReÓleo recolheu 18.670 litros do resíduo em 30 dias, superando a meta de 10 mil litro estabelecida pelo Guinness.

A marca será registrada na próxima edição do livro dos recordes, com lançamento em novembro deste ano. De acordo com o coordenador da campanha e diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, a campanha serviu para alavancar o programa. “Já estamos traçando uma nova meta até abril, que é chegar aos 2 milhões de litros, arrecadados e reciclados desde a criação do programa”, diz . Segundo Falcão, “é preciso agradecer a todos que contribuem com o ReÓleo e, assim, com a preservação da cidade”, destaca.

Para o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., é uma alegria ver uma ideia que começou com um grupo de empresários da Lagoa da Conceição ganhar tanta força e mobilizar toda a população. “Com o programa ReÓelo e agora com a campanha para o Guinness, idealizados e desenvolvidos pela Associação, pudemos mostrar que com uma pequena mudança de atitude contribuímos muito para a preservação ambiental e o futuro do planeta”, diz.

A iniciativa movimentou toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, que deixaram de descartar o óleo usado na pia de cozinha ou jogá-lo direto no solo. O material passou a ser colocado em garrafas ou bombonas e entregue em um dos mais de 40 pontos de entrega da Capital. O óleo seguiu para a Ambiental Santos, em Curitiba, parceira do programa, onde foi transformado em produto de limpeza.

Hoje, o programa conta com mais de 200 pontos de entrega espalhados por toda a Grande Florianópolis. Além da coleta e reciclagem, o ReÓleo também realiza palestras de educação ambiental para crianças e adolescentes. “Em 2013, a ideia é levar as apresentações didáticas para 80% da rede de ensino da região. Para isso já temos parceiras com as secretarias municipal e estadual de educação”, explica Falcão.

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

Conheça mais o Projeto ReÓleo

Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 7 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.

Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações. Até hoje, o projeto já coletou e reciclou quase 2 milhões de litros de óleo de cozinha.

Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social.

Serviço
O que: Evento ReÓleo no Guinness Book
Quando: 28/2, quinta-feira, às 18h
Onde: Barracuda Restaurante (Av. das Rendeiras, 1562, Lagoa da Conceição)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img