Programa ReÓleo da ACIF recebe hoje certificado do Guinness Book

EventosPrograma ReÓleo da ACIF recebe hoje certificado do Guinness Book

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

A campanha ‘Floripa no Guinness’ arrecadou mais de 18 mil litros de óleo de cozinha e colocou a cidade no livro dos recordes. O programa apresenta o certificado em evento na próxima quinta-feira (28) e homenageia empresas, escolas e instituições participantes.

Florianópolis agora é, oficialmente, a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, segundo o Guinness Book. Na próxima quinta-feira (28), às 18h, o programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) apresenta o certificado emitido pelo livro dos recordes em evento na Lagoa da Conceição para escolas, empresas e instituições que contribuíram para a campanha Floripa no Guinness – todos serão homenageados pela participação. Durante o mês de setembro de 2012, a campanha promovida pelo ReÓleo recolheu 18.670 litros do resíduo em 30 dias, superando a meta de 10 mil litro estabelecida pelo Guinness.

A marca será registrada na próxima edição do livro dos recordes, com lançamento em novembro deste ano. De acordo com o coordenador da campanha e diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, a campanha serviu para alavancar o programa. “Já estamos traçando uma nova meta até abril, que é chegar aos 2 milhões de litros, arrecadados e reciclados desde a criação do programa”, diz . Segundo Falcão, “é preciso agradecer a todos que contribuem com o ReÓleo e, assim, com a preservação da cidade”, destaca.

Para o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., é uma alegria ver uma ideia que começou com um grupo de empresários da Lagoa da Conceição ganhar tanta força e mobilizar toda a população. “Com o programa ReÓelo e agora com a campanha para o Guinness, idealizados e desenvolvidos pela Associação, pudemos mostrar que com uma pequena mudança de atitude contribuímos muito para a preservação ambiental e o futuro do planeta”, diz.

A iniciativa movimentou toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, que deixaram de descartar o óleo usado na pia de cozinha ou jogá-lo direto no solo. O material passou a ser colocado em garrafas ou bombonas e entregue em um dos mais de 40 pontos de entrega da Capital. O óleo seguiu para a Ambiental Santos, em Curitiba, parceira do programa, onde foi transformado em produto de limpeza.

Hoje, o programa conta com mais de 200 pontos de entrega espalhados por toda a Grande Florianópolis. Além da coleta e reciclagem, o ReÓleo também realiza palestras de educação ambiental para crianças e adolescentes. “Em 2013, a ideia é levar as apresentações didáticas para 80% da rede de ensino da região. Para isso já temos parceiras com as secretarias municipal e estadual de educação”, explica Falcão.

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

Conheça mais o Projeto ReÓleo

Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 7 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.

Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações. Até hoje, o projeto já coletou e reciclou quase 2 milhões de litros de óleo de cozinha.

Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social.

Serviço
O que: Evento ReÓleo no Guinness Book
Quando: 28/2, quinta-feira, às 18h
Onde: Barracuda Restaurante (Av. das Rendeiras, 1562, Lagoa da Conceição)