23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Programação especial marca a comemoração dos 265 anos de São José

spot_img

Programação especial marca a comemoração dos 265 anos de São José

spot_imgspot_img

Para comemorar os 265 anos de São José, na Grande Florianópolis, nesta quinta-feira, 19, moradores, autoridades municipais e servidores se reuniram no Centro Histórico, para o corte de um bolo comemorativo. A data também foi marcada pela entrega para a comunidade a Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol, totalmente revitalizada. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José.

 A programação iniciou com a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz de São José, às 9h. A fundação da cidade ocorreu no mesmo dia em que a Igreja Católica comemora a festa do santo.

 Durante o corte do bolo, no coreto da Praça Hercílio Luz, todos cantaram o tradicional “parabéns para você”. Durante sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Orvino Coelho de Ávila, fez questão de enfatizar que essa é uma festa para toda a comunidade. “Todos nós comemoramos hoje e o Poder Legislativo está junto neste momento tão importante”, assinalou. Também participaram do ato o deputado estadual Mário Marcondes, os vereadores Sanderson de Jesus, Adriano de Brito e Chico Silvy, o comandante do 7º Batalhão da PM, tem-cel Emiliano Guesser, o padre Wanderlei Calça e secretários municipais.

Dentro das comemorações do aniversário, foram inaugurados dois centros de educação infantil, em Forquilhinha e Loteamento Araucária; uma unidade básica de saúde, no bairro São Luiz; o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) e, mais recentemente, a piscina coberta do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI).

 São José hoje é a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina e a quinta economia do Estado. Ao longo dos seus 265 anos de história, dos 64 prefeitos que foram eleitos, sendo que a prefeita Adeliana Dal Pont é a primeira mulher a comandar o executivo municipal.

Praça Eugênio Raulino Koerich

 Ao som da banda do Exercito Brasileiro, os moradores do bairro Kobrasol receberam um presente da Prefeitura de São José e da empresa WOA Empreendimentos Imobiliários. A Praça Eugênio Raulino Koerich, localizada ano coração do bairro, foi totalmente revitalizada e recebeu uma reforma completa do paisagismo, pavimento, mobiliário urbano, playground, quiosques, banca de revistas, ponto de taxi.

 A iniciativa faz parte do programa de Adoção de Praças, coordenado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. “Esperamos que essa seja uma porta aberta, para que outras empresas também possam fazer parcerias como essas”, disse o superintendente da Fundação de Meio Ambiente, Eduardo Bastos, durante a cerimônia de inauguração.

A manutenção completa da praça é de responsabilidade da empresa pelo período de um ano. Para o presidente da WOA, Walter Silva Koerich, este é um dia bastante especial. “Estamos extremamente felizes em entregar a cidade este espaço. Nossa história e os nossos negócios começaram aqui, nesta terra”, justificou.

 Na cerimônia, os filhos de Eugênio Raulino Koerich e familiares que compõem as novas gerações da família acompanharam emocionados a homenagem feita ao patriarca. “Desejamos aos moradores que façam um bom uso deste espaço e nos ajudem a preservar esse bem público”, pediu Walter Koerich.

 O Termo de Acordo, para a recuperação do espaço de 4,7 mil metros quadrados, foi assinado pela prefeita Adeliana Dal Pont e a WOA, no dia 8 de janeiro deste ano. Após dois meses de trabalho, entre projeto e execução, a obra foi acompanhada também pelo Poder Legislativo. 

 Novas obras

 Durante todo o mês de março, a Prefeitura de São José começou um cronograma de inaugurações e lançamentos de obras. Outras inaugurações já estão marcadas para este ano. No dia 14 de abril, será entregue para a comunidade a Policlínica de Barreiros. Ainda na área da Saúde, a prefeita Adeliana Dal Pont quer concluir neste ano a Policlínica de Forquilhinha, além das unidades básicas de Vista Bela, Potecas e Ceniro Martins.

Na Educação, serão abertos dois novos CEIs: o CEI Palmares e o CEI Vista Alegre. Além disso, o CEM Santa Terezinha, CEM Governador Vilson Kleinübing, CEI São Francisco de Assis e a Escola de Educação Básica Palmira Lima Mambrini também serão reformadas e ampliadas em 2015.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img