19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Projeto baleia-franca abre exposição no Continente Shopping

spot_img

Projeto baleia-franca abre exposição no Continente Shopping

spot_imgspot_img

O "Projeto baleia-franca", criado há 33 anos na praia de Itapirubá, em Imbituba, está com uma exposição aberta no Continente Shopping, em São José, na Grande Florianópolis, até domingo, 19.

Dezesseis painéis fotográficos, três informativos e uma réplica em tamanho real de uma baleia-franca filhote, com cinco metros de comprimento, fazem parte da mostra.

Durante o inverno e a primavera, dezenas de baleias-franca vêm ao litoral Sul de Santa Catarina e ao Norte do Rio Grande do Sul para se reproduzir. A maioria dos animais são fêmeas grávidas que vêm para esta região à procura de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento de seu filhote, mas há machos e fêmeas que buscam pares para o acasalamento.

Conforme Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto, a estimativa de crescimento populacional das baleias é de 12% ao ano. Esta espécie foi caçada durante quatro séculos até quase a extinção. Na década de 80, os animais reapareceram na costa brasileira e, a partir daí, iniciou o projeto com o trabalho de pesquisa, monitoramento e conscientização.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img