24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Projeto de distribuição de livros para usuários do transporte público chega à Lagoa da Conceição

spot_img

Projeto de distribuição de livros para usuários do transporte público chega à Lagoa da Conceição

spot_imgspot_img

O projeto Floripa Letrada, iniciativa das Secretarias Municipais de Educação e de Mobilidade Urbana, foi ampliado e passou a ter uma estante de distribuição e recebimento de livros e revistas no Terminal de Integração de ônibus da Lagoa da Conceição, o TILAG.

O TILAG é o quinto terminal a receber o Floripa Letrada, que distribuiu mais de 1 milhão de livros e revistas para os usuários do transporte coletivo. O projeto já existia nos terminais do Centro, com sete estantes, no Rio Tavares e na Trindade, com dois pontos em cada, e em Canasvieiras, onde há uma estante. Trata-se do maior acervo democrático de obras do Brasil, oriundos de doações, que são disponibilizadas gratuitamente para a população.

Desde 2010, os passageiros têm a seu dispor obras que podem ser lidas na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la, para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

 Só nos últimos dois anos, mais de 426 mil obras entraram em circulação. Ao todo, cerca de 1 milhão de publicações passaram pelas mãos das 4,5 milhões de pessoas que utilizam os Terminais de Integração de Florianópolis mensalmente.

O objetivo é promover o acesso democrático e gratuito ao livro, incentivando e valorizando a leitura, estimulando novos leitores, divulgando os escritores catarinenses, tornando a viagem de ônibus mais aprazível. Principalmente nos momentos de congestionamentos do trânsito, garantido o direito à leitura e contribuindo com o desenvolvimento cultural e educacional dos habitantes da região.

 O projeto tem apoio do Sindicato de Empresários de Ônibus (SETUF) e COTISA, que administra os terminais da cidade. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img