13.2 C
fpolis
quarta-feira, agosto 10, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Projeto de extensão no HU-UFSC debate avanços na área de cirurgia vascular

spot_imgspot_img

Projeto de extensão no HU-UFSC debate avanços na área de cirurgia vascular

spot_imgspot_img

Novas tecnologias e procedimentos na área de cirurgia vascular, equipamentos que estão sendo utilizados nos centros mais avançados do mundo, técnicas que estão sendo discutidas e aprimoradas por profissionais especializados e avanços na área de cirurgia vascular são alguns dos temas dos grupos de encontro promovidos pela Disciplina de Cirurgia Vascular em conjunto com a Unidade do Sistema Cardiovascular em projeto de extensão desenvolvido no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh).

O chefe da unidade (que reúne as áreas de cardiologia, cirurgia vascular do HU), Gilberto do Nascimento Galego, explicou que este projeto nasceu a partir dos encontros semanais de discussão clínica do staff da área de cirurgia vascular. “Passamos a discutir periodicamente as atualizações de temas relacionados à cirurgia vascular”, disse Galego, explicando que o projeto faz parte do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo ele, os encontros do projeto de extensão – Atualização e Disseminação do Conhecimento em Angiologia e Cirurgia Vascular – são apoiados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Participam profissionais do HU, médicos residentes da área de cirurgia vascular, estudantes de Medicina e demais profissionais vinculados à SBACV, além de convidados como técnicos ligados à indústria do setor, para falar sobre novos equipamentos e pesquisadores da área.

Galego explicou que, com a pandemia, os encontros ficaram limitados, mas deverão ser retomados em breve. “É importante que os estudantes e os profissionais tenham acesso não somente à prática desenvolvida no HU, mas também a tudo que há de avanço nestas áreas”, justificou o chefe da unidade, que é cirurgião vascular e professor da universidade.

“Conseguimos reunir um grupo grande de profissionais, uma equipe que consegue trazer informações e discutir de forma mais abrangente as principais atualizações sobre o tema, o que favorece uma formação adequada de nossos residentes”, explicou o profissional, que citou como exemplo a apresentação de casos de aneurisma complexos de aorta abdominal que são tratados mediante técnica endovascular. “Com isso, podemos colocar em prática o que há de mais inovador nesta área com objetivo de reduzir o risco para os pacientes e manter nosso hospital alinhado à inovação”, finalizou.

Legenda foto: Grupo se reúne periodicamente no HU-UFSC/Ebserh para discutir novidades na área de cirurgia vascular. Foto: Divulgação.

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais