23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Projeto de Turismo Social forma segunda turma com sucesso

spot_img

Projeto de Turismo Social forma segunda turma com sucesso

spot_imgspot_img

A segunda turma do projeto Turismo Social teve sua cerimônia de formatura nesta sexta-feira (26), no auditório da Academia da Polícia Civil – ACADEPOL, em Canasvieiras, Florianópolis. A solenidade contou com a presença de autoridades da Policia Civil, de representantes da Unisul, alem de familiares e amigos dos formandos.

O curso de sete semanas capacitou os jovens para atuarem no mercado de trabalho com noções de recepção, governança, recreação turística e de eventos, gastronomia entre aulas de civismo e cidadania. Envolvidos na apresentação das lições estiveram; professores da Academia, da Unisul e alunos de graduação da universidade.

Na cerimônia o diretor da ACADEPOL, Delegado André Luis Mendes da Silveira, ressaltou a importância do projeto. “É a realização do sonho. Estamos aqui para ajudá-los a descobrir seus talentos e aumentar a autoestima.”

Para o delegado o projeto teve a capacidade de inserir socialmente a academia na comunidade. E que assim, com inclusão, também se faz segurança publica, e não apenas com repressão e encarceramento. “Educação foi a herança que meu pai me deixou. Se ‘eu’ pude me tornar um delegado estes jovens podem ser o que desejarem,” falou com a voz embargada de emoção.

O professor Silvio Hickel do Prado, diretor da Unisul unidade Norte da Ilha, colocou a universidade a disposição da comunidade para projetos, parcerias e todo trabalho que possa melhorar a comunidade onde ela estiver inserida. “Assim é que se melhora a cidade, o Estado e a nação,” enfatizou.

Após cantar o hino nacional os alunos foram aplaudidos de pé por todos que estavam presentes. Embora todos tivessem cantado juntos, as vozes dos alunos se sobressaíram resoluta e decididamente. Mostra do amor pelo aprendizado recebido.

O presidente da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Doreni Caramoni Junior se fez presente a cerimônia. Um parceiro importante para as duas edições do projeto, bem como as próximas que virão.

Para o coordenador do curso de Turismo da Unisul, Thiago Sardá, a experiência tem sido desafiadora, no entanto satisfatória. “Envolvemos os cursos de Gastronomia, Psicologia, Relações Internacionais, Direito e Turismo neste projeto. É muito trabalhoso coordenar isso tudo, mas contamos com o voluntariado dos alunos destes cursos. O projeto tem crescido e irá adiante por contar com bons apoiadores e resultados bem concretos,” ressaltou o professor.

Os 34 jovens, entre 16 e 18 anos, das escolas Antônio Pascoal Apóstolo, do bairro Rio Vermelho, Osmar Cunha, de Canasvieiras e Escola de Educação Básica Intendente José Fernandes, de Ingleses eram pura satisfação na noite de formatura. Ao falar ao publico presente dois alunos se mostraram fortemente emocionados, “As fotografias da turma serão mostradas a nossos descendentes com a doce lembrança das amizades que fizemos e os valores que aprendemos neste curso,” disse o orador Anderson Piedade, de 16 anos.

Jessica Gasparine de 16 anos tem cinco irmãos e se diz privilegiada com a oportunidade que recebera. “Vou cursar Direito. O tempo que passei aqui foi muito bem aproveitado e vou levar para a vida toda,” disse a estudante.

O projeto terá continuidade ainda este ano. No próximo semestre a terceira edição se fará presente modificando mais algumas dezenas de vidas.

Por Cilene Macedo – JP02323

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img