22.1 C
fpolis
quinta-feira, janeiro 27, 2022

Projeto estimula pintura na cor branca dos telhados de Florianópolis

Projeto estimula pintura na cor branca dos telhados de Florianópolis

spot_img

Agora só depende do prefeito Dário Berger, que tem a prerrogativa de vetar ou sancionar, o projeto de lei 13.395/2009, de autoria do vereador Jaime Tonello (DEM) aprovado por unanimidade na sessão de ontem (21/10) e que cria o Programa de Redução do Aquecimento Global no município. A principal ação prática do programa é estimular ações visando a pintura, na cor branca, dos telhados das construções de Florianópolis.

O projeto prevê que o município promoverá palestras visando orientar a população sobre a importância das coberturas refletivas e tetos verdes. O vereador reuniu documentação provando que pintar o telhado de branco pode ajudar a reduzir o aquecimento global. “Pode parecer uma medida simples demais para um problema tão sério, mas é o que afirmam pesquisadores do Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos”, justificou.

Segundo os estudiosos, os tetos pintados em cores com reflexão igual ou superior a 0,6 podem refletir em torno de 75% a energia do sol. Isso gera uma redução do aquecimento das casas e melhora o conforto térmico do local, com menos calor, menos ar condicionado e menos consumo de energia elétrica. Para os especialistas essa redução pode chegar a 20% com a adoção da medida.

Estudos indicam que coberturas vivas podem melhorar em 30% as condições de temperatura no interior das edificações. Dados da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, mostram que cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados. A imensa maioria dessas coberturas é escura e reflete apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, os telhados compensariam 10 toneladas de emissão de CO2 a cada 100,00m². Segundo as pesquisas, uma cidade que colorisse 70% de seus tetos com tintas refletivas poderia compensar a emissão de poluentes de 11 bilhões de carros por ano.

A outra solução apontada é a construção de mais telhados verdes. Essas estruturas são montadas nos tetos de casas e prédios e consiste em criar um jardim no local. As plantas reduzem as ilhas de calor, melhoram o conforto térmico do local e reduzem os níveis de poluição. Uma simulação da Environmental Protection Agency (EPA), demonstra que aumentar em 5% a extensão de áreas verdes na cidade de Los Angeles permitiria baixar a temperatura no verão em cerca de 4 graus e reduzir a poluição em 10%.

spot_img
spot_img