22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Projeto Futurus realiza Edição na Grande Florianópolis

spot_img

Projeto Futurus realiza Edição na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A segunda etapa da Edição Piloto do Projeto Futurus será realizada a partir do dia 3 de novembro na capital. Participarão mais de 1700 alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação de Florianópolis. O Projeto tem como principal objetivo promover a inclusão social e digital de comunidades escolares através de inovações educacionais, pedagógicas,tecnológicas e de gestão.

A Operação Projeto Futurus terá primeiro uma atividade para familiarizar os alunos com o Sapiens Circus, ferramenta pedagógica e lúdica cuja estrutura lembra a de um circo tradicional. Os estudantes assistem a vídeos e, em equipes, participam de um jogo, onde é utilizada uma mesa digital multitoque.

Depois, os alunos desenvolvem algumas atividades no site do Projeto Futurus, como jogos de perguntas e respostas. No portal, também há um Desafio de Autoconhecimento, onde os participantes poderão fazer um diagnóstico que ajudará na escolha da carreira.

Cada uma das fases é pontuada e ao final de todo o ciclo do Projeto Futurus são premiados os que atingirem a melhor pontuação. Como prêmio e incentivo à formação profissional, os vencedores ganham bolsas de formação livre em diversas instituições.

Os alunos que irão participar da iniciativa são das Escolas Básicas Albertina Dias, Donícia Maria da Costa, Gentil Mathias da Silva, Mâncio Costa, Maria Conceição Nunes, Maria Tomázia Coelho, Osvaldo Machado, Antonio Pascoal Apostolo, Luiz Cândido da Luz, Paulo Fontes e Osmar Cunha.

A primeira etapa da Edição Piloto reuniu 1550 alunos de escolas de Florianópolis e São José. A meta, nesse segundo momento, é envolver até cinco mil alunos do ensino público de Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas e Biguaçu.

Sobre o Projeto

Ajudar jovens e adultos na difícil tarefa de escolher uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Projeto Futurus – Inclusão Digital para Inclusão Social. O Projeto é uma ação pública de inclusão digital, profissional e social, que faz uso das mais avançadas tecnologias da informação e comunicação, e congrega prefeituras, secretarias de educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil, cada uma contribuindo à sua maneira dentro do segmento em que atua.

Dentro do Projeto há o Desafio Futurus, que busca motivar os estudantes a pensar e planejar sua carreira profissional através de uma gincana interativa e educativa, e o Portal IUM, que reúne tecnologias para ajudar a administrar a vida profissional.

Iniciativa inédita no Brasil, o Projeto Futurus é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) via Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECTIS) e realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O projeto é operacionalizado através da Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE) e ainda conta com especial apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img