23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Projeto Meu Boizinho resgata a cultura do Boi de Mamão

spot_img

Projeto Meu Boizinho resgata a cultura do Boi de Mamão

spot_imgspot_img

Hoje, 20, comemora-se o Dia Municipal do Boi de Mamão, e 22 de agosto, é Dia do Folclore e dia em que o Boi de Mamão foi declarado patrimônio imaterial de Florianópolis. Para comemorar as datas, o Projeto Meu Boizinho lança almofada boneco dos personagens para as crianças brincarem e interagirem com os personagens Mamão, Bebel e Cotinha. A ação é em parceria com a Soulvenir e os personagens estarão na Feira de Cascaes, no domingo, 22, na Praça XV.

Há 1 ano, o Projeto Meu Boizinho tem resgatado as tradições e os costumes de Florianópolis com uma turminha bem animada, o boizinho brincalhão Mamão, a bernunça comilona Bebel, a filha da Maricota Cotinha, a menina Moreninha, o menino pescador Bacuri, a bruxinha bacana Fran, entre outros.

“Queremos que nossos filhos se conectem ainda mais com a cultura da cidade onde vivem, foi desta ideia que nasceu o Meu Boizinho. Acreditamos que uma pessoa que valoriza a cultura do seu lugar adquire um sentimento maior de pertencimento. E nada melhor que fazer isso por meio do resgate de um folclore tão popular entre os pequenos como o boi de mamão”, destaca um dos criadores do Meu Boizinho, Bruno Pagani.

Junto com seu sócio Thiago de Melo, os ilustradores criaram a turminha que interage por meio de redes sociais, produtos personalizados e livros infantis como O Sumiço da Tainha de Ouro, lançado em 2020 e utilizado como conteúdo programático nos Colégios Catarinense e Imaculada Conceição. “A turminha se apresenta em uma roupagem moderna sem perder a essência e as características marcantes dos personagens do Boi de Mamão. Queremos estar perto das crianças com entretenimento educativo e confiável.”, afirma Thiago. 

O Projeto já conta com dois clipes animados com cantigas do Boi de Mamão, manifestação típica do folclore local. O vídeo de estreia foi a cantiga da Moreninha, convidada para ir à vila ver o Boizinho dançar. A música normalmente abre as rodas de apresentação do Boi de Mamão e foi a escolhida para começar a temporada de clipes do projeto. Na sequência a estrela do clipe foi a Bebel que dança a cantiga da Bernunça.

Outros vídeos autorais também já fizeram sucesso, entre eles um voltado para os avós, que transmite todo carinho dos netos que precisaram ficar à distância durante a pandemia, e da música Que Saudade da Escola, que lembra as apresentações de final de ano que em 2020 não foram realizadas.Os vídeos estarão disponíveis no canal do projeto no YouTube: Meu Boizinho.

Para chegar ainda mais perto das crianças, a turminha também está presente em desenhos para colorir, passatempos e atividades lúdicas disponíveis gratuitamente nas redes sociais. Tem ainda stickers com expressões manezinhas para serem usados em aplicativos de conversa.

Em 2020, o Meu Boizinho foi pré-incubado no CoCreation Lab Centro Florianópolis e, no ano anterior, foi um dos 10 finalistas do programa Salto Aceleradora, do Sebrae. O projeto está aprovado pelas Leis Municipal de Incentivo à Cultura e Rouanet e em fase de captação de recurso para produção dos outros clipes animados da temporada e lançamento da segunda edição do livro.

A Turma do Meu Boizinho

MAMÃO, O BOI BRINCALHÃO
Estrela principal do Meu Boizinho, Mamão é o brincalhão da turma.
Adora contar piadas e pregar peças nos amigos. Super ativo e curioso, adora chamar os amigos para novas brincadeiras e conhecer novos lugares. Bebel é a sua melhor amiga, em quem prega as maiores peças.

BEBEL, A BERNUNÇA COMILONA
Personagem tradicional do nosso boi-de-mamão, Bebel é uma bernunça especial. Comilona que só. Sua alimentação é super saudável e balanceada (ama brócolis e cenoura!). Esperta e cheia de personalidade, adora brincar e dançar ao ar-livre, mas tome um pouquinho de cuidado, pois quando fica com fome a Bebel fica um tanto quanto ranzinza. Seu melhor amigo é o Mamão com quem adora dançar por aí.

COTINHA, A FILHA DA MARICOTA
Cotinha herdou da sua mãe, Maricota, a vaidade e o ar desengonçado. Quando está com os amigos adora brincar e dançar, mas cultiva um jeitinho tímido. Quando fica com vergonha seu nariz fica mais vermelho do que de costume. Meiga e atenciosa, adora crianças e suas histórias.

FRAN, A BRUXINHA BACANA
Filha de um pescador com uma bruxa lendária, Fran se viu ainda menina como herdeira maior do Reino Encantado da Ilha da Magia. De posse de sua varinha encantada ela consegue acessar esse mundo mágico sempre que quer. Foi nesse Reino Encantado que ela soube das lendas e causos antigos das bruxas que habitaram Florianópolis e aprendeu os encantamentos e as benzeduras de sua terra.

BACURI, O MENINO PESCADOR
De família de pescador, Bacuri é um garoto que ganhou da família o apelido, o gosto pela pesca e o forte sotaque manezinho. Dono de expressões bem tradicionais da Ilha volta e meia precisa traduzir o que está falando pra poder se fazer entender. Adora contar um causo e sempre dá aquela aumentada na história.

DIDICO, O PASSARINHO DA PAZ
Calmo e tranquilo, Didico é um passarinho da paz.
Inteligente e sempre com um comportamento exemplar, Didico sabe de cor as regras de etiqueta e dos bons modos. Sempre disposto a ajudar os outros, é o conselheiro da turma, é dele a palavra de sabedoria para todas as situações.

MORENINHA

Fã no 1 do Mamão, a Moreninha é uma menina que adora assistir e dançar as cantigas do Boi de Mamão. Curiosa e cheia de energia, ela sempre está junto com a Turminha para, entre uma brincadeira e outra, viver as melhores aventuras ao lado dos seus amigos.

VÓ ZINHA

Vovó da Moreninha é uma simpática senhora e uma das benzedeiras mais famosas da região. Sempre disposta a ajudar, a Vó Zinha é a conselheira da turminha, uma verdadeira mestre da sabedoria popular.

MATEUS

Na história do Boi de Mamão Mateus é o dono do boi.  Porém, aqui no Meu Boizinho, mais do que dono, o Mateus é um amigão. Sempre ao lado do Mamão, Mateus é um parceirinho para todas as ocasiões, desde uma singela brincadeira até as altas confusões que a turminha apronta!

ONDE ENCONTRAR O MEU BOIZINHO

www.meuboizinho.com.br

www.instagram.com/meuboizinho

www.youtube.com/meuboizinho

www.facebook.com/meuboizinho

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img